Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Do Estúdio
Publicado em 21 de outubro de 2022 às 06:00
Conhecer tendências, estratégias para os novos tempos e aproximar as relações entre o comércio e a indústria de materiais de construção serão as dinâmicas que vão ditar a tônica do 29º Matercon, maior evento do setor de construção da América Latina, que retorna ao modelo presencial após dois anos de suspensão, em decorrência da pandemia. O encontro acontece de hoje a domingo (23), no Resort Vila Galé, em Guarajuba, e deve reunir mais de 1.500 representantes segmento em uma programação que conta com palestras, debates, negócios, networking, esportes, lazer, shows e entretenimento.>
O presidente da ACOMAC-BA, Gabriel Novaes, explica que a realização do Matercon neste momento após o boom do setor em função da pandemia será fundamental para entender como o mercado está se comportando além de fortalecer as relações e parcerias entre lojistas em meio ao novo cenário.“Nosso mercado foi muito favorecido durante a pandemia por conta do aumento da demanda por materiais. Isso fez com que o faturamento aumentasse, mas agora enfrentamos um desafio já que a renda da população não acompanhou o aumento dos preços”, explica.“Ter o retorno do Matercon neste momento é uma oportunidade de conhecer as tendências e principalmente conectar a indústria e o comércio. Um dos principais trunfos do Matercon sempre foi o networking, e acreditamos que mais uma vez esse objetivo será cumprido, já que a nossa expectativa é de atingir a capacidade máxima”, completa.>
Em todo o Brasil, o setor de construção vem se destacando em 2022. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o segmento foi um dos que mais gerou novos postos de trabalho, ficando atrás do setor de prestação de serviços.>
De acordo com Gabriel, “a importância de investir no vendedor” será abordada nesta edição da Matercon, seguindo um dos temas mais discutidos da NRF, maior evento varejista do mundo. “A ideia é trazer para o debate o quão fundamental é preparar o vendedor para que ele seja bem relacionado, alinhado aos valores da empresa e preste um atendimento que fidelize o cliente, pois isso faz toda a diferença”, diz.>
Na programação estão previstas palestras da jornalista Dora Kramer, o economista Mailson da Nobrega, o consultor Daniel Zanco, a diretora comercial da Rede Bahia, Julina Jozzolino, e o supervisor de mídia e informação da ESPM, Diego Oliveira.>
Além das palestras e painéis de debate o evento ainda prevê atividades lúdicas e de integração como dinâmicas esportivas e apresentações musicais de artistas como Alexandre Peixe, Tatau e Batifun. Matercon 2022 repetirá o sucesso das outras edições com programação variada Networking Com o objetivo de aproximar as indústrias dos lojistas, o Matercon deve receber ao longo dos seus três dias de programação representantes de 27 indústrias e 180 lojas de todo o país. Participando mais uma vez do evento, a gerente de Contas - NE/NO da Vedacit, Andréia Stadnik, também tem grandes expectativas para o encontro.“Para a indústria é um momento muito esperado pois é uma oportunidade de diálogo tanto com os grandes quanto com os pequenos lojistas. Já participei em outras edições e o balanço é sempre positivo pois temos a oportunidade de conectar com nossos clientes de uma forma que nem sempre é possível no dia a dia”, afirma.O sócio da Bahia Ferro, Christiano Cohim, também demonstrou grandes expectativas em relação à retomada do modelo presencial do evento, principalmente pela possibilidade de interlocução com parceiros de outras partes da Bahia e do Brasil.“A Bahia é privilegiada por receber um evento de proporção nacional como o Matercon. Nossa expectativa é reencontrar parceiros, principalmente aqueles de projeção nacional que trazem oportunidades de ampliar o nosso leque de negócios, por isso a expectativa é a melhor possível”, comenta.O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas. >