Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2021 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
A expansão do Grupo Boticário no Polo Industrial de Camaçari consolida um ecossistema industrial de beleza na Bahia. Com investimentos previstos da ordem de R$ 600 milhões até 2023 e a instalação de fábricas fornecedoras no local, deverão ser gerados mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.>
A fábrica, que já funciona desde 2014 e é considerada a mais moderna do grupo e a terceira mais inovadora do país na indústria de cosméticos, ganha ainda mais autonomia e competitividade no mercado com a chegada dos fornecedores de embalagens Aptar, Box Print, Tritec e Vitro. Dentro deste contexto, planeja elevar sua capacidade produtiva em até 65%, passando de 18 linhas de envase para 26.>
Hoje a unidade já emprega mais de mil funcionários e tem condições de produzir cerca de 150 milhões de itens por ano. Com os novos investimentos, a fábrica ganhará também melhorias em sua infraestrutura: novos equipamentos, novos reatores, movimentação de layout e construção de mezanino.>
O Polo da Beleza do GB foi oficialmente inaugurado nesta quinta (18), contando com presenças de executivos do Grupo Boticário, das empresas parceiras e de autoridades políticas, como o governador da Bahia, Rui Costa, do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, e do secretário de Desenvolvimento do Estado, Nelson Leal.“O Polo da Beleza é resultado da expansão do ecossistema da beleza em Camaçari. Para nós, investir na região alia estratégia de negócio a impacto socioeconômico, garantindo que estamos deixando um legado positivo para esse que é um dos polos industriais mais relevantes do Brasil. A chegada das fábricas dos parceiros facilita toda a operação e traz ainda mais oportunidades para comunidades que nos acolhem desde 2014”_Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário>
Mas não para por aí. Na opinião de Sampaio, são muitas as vantagens trazidas pelos parceiros: “Essa é a fábrica mais moderna do Grupo Boticário no país. Aqui, geramos mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Outro dado que nos orgulha bastante é a equidade de gênero: 47% dos funcionários são mulheres e 53% são homens. Nesta unidade, são produzidos mais de 1.600 itens diferentes e, ano a ano, aumentamos a nossa capacidade produtiva. O investimento que estamos anunciando no lançamento do Polo da Beleza irá elevar a nossa capacidade de produção em 65%, passando de 200 milhões de peças produzidas na Bahia”. Para ele, esse conjunto de benefícios é o que se pode chamar de sucesso responsável.>
Já Artur Grynbaum, vice presidente do Conselho Administrativo do GB, ressalta que o Polo da Beleza representa um fator de diferenciação não só para o GB, mas para todo o setor de cosméticos do país.“Quando elegemos a Bahia para ser a nossa segunda casa, escolhemos Camaçari porque vimos oportunidade também de oferecer crescimento para a mão de obra feminina. O Polo da Beleza já era uma coisa ventilada, mas preferimos não falar e sim fazer. Temos aqui uma das unidades mais modernas do mundo e com esse investimento um grande número de famílias terá seu sustento trazendo beleza ao mundo"_ Artur Grynbaum, vice presidente do Conselho Administrativo do GBO governador Rui Costa destaca que este empreendimento já era um sonho cativado há muito tempo, e para viabilizá-lo, o governo não poupa esforços e incentivos. O objetivo é melhorar ainda mais a presença da cadeia produtiva na Bahia. “Quando a cadeia está instalada aqui, isso torna a produção e os produtos mais competitivos e melhoramos o retorno para os parceiros”. Costa também frisa o compromisso com o desenvolvimento educacional e com o ensino profissionalizante nas escolas.>
Para isso convidou o Grupo Boticário para prestar assessoramento técnico na instalação de laboratórios, que devem customizar a formação de mão de obra em Camaçari, São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana, respeitando as vocações de cada região. Inicialmente serão oferecidas 200 mil vagas de formação profissional, com diploma em áreas técnicas, e o ramo da beleza ganhará a expertise do grupo. Artur Grynbaum, vice presidente do Conselho Administrativo do Grupo Boticário, o governador Rui Costa e Sergio Sampaio, o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, reunidos na inauguração do Polo da Beleza (Foto: Marcelo Maia) Ao lado do desenvolvimento econômico e industrial, o crescimento sustentável sempre foi uma prioridade da atuação do Grupo Boticário, compromisso cada vez mais forte, que coloca a fábrica em Camaçari em uma posição de vanguarda, sendo, inclusive, a primeira do Brasil no setor de cosméticos a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).>
Uma das grandes metas da empresa é ter 100% dos seus resíduos reciclados, o objetivo é mapear potenciais fornecedores e treiná-los priorizando metas de ESG. Vale destacar que atualmente o Grupo Boticário já é carbono positivo e toda a energia consumida nas fábricas e centros de distribuição é proveniente de fontes renováveis, em Camaçari não é diferente.>
Conheça as parceiras do Polo da Beleza de Camaçari Com mais de 20 anos de parceria com o Grupo Boticário, a Aptar desenvolveu ainda mais seus serviços e produtos para atender à nova demanda. A empresa ampliou suas instalações no Brasil com a fábrica de Camaçari que foi instalada em maio de 2021 para fornecer, com qualidade e rapidez, válvulas de loção e spray, bem como tampas e overcaps para produtos de perfumaria e cuidados pessoais.>
“Nossa parceria com o Grupo Boticário nasceu há cerca de 20 anos, quando o Grupo Aptar ainda operava através de diversas empresas que compunham a holding, entre elas a francesa Valois e a Italiana Emsar. A busca do Grupo Boticário em oferecer produtos de primeira linha aos seus consumidores foi um dos propulsores para que o Grupo Aptar acelerasse os investimentos e processo de fabricação no Brasil de diversos sistemas dispensadores - de forma a oferecer aos consumidores brasileiros embalagens de alta tecnologia e inovações alinhadas com as que já são disponibilizadas pelos maiores centros mundiais. Estarmos no Polo da Beleza de Camaçari com o Grupo Boticário é mais um passo rumo à evolução desta parceria”, ressalta Emerson Gambera, presidente da Aptar Beauty + Home na América Latina.>
Com 7.500 m² de área construída e pensada para ter fluxo otimizado para que a fabricação atenda o consumo de acordo com o crescimento de atuais e novos clientes, a fábrica de Camaçari já está preparada para atender aos objetivos da Aptar de ter suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.>
O projeto proporcionou à Aptar construir sua quarta planta no Brasil e a sétima na América Latina, trazendo para um mesmo site as principais tecnologias dentro do Grupo. “Isso nos permitirá fortalecer nossa presença na região Nordeste e contribuir para o desenvolvimento de Camaçari. Estamos gerando novos postos de trabalho na região, direta e indiretamente, e temos como objetivo, em conjunto com o Grupo Boticário, transformar essa região em uma potência nos segmentos de Beauty e Home”, destaca. Com a implantação do Polo da Beleza, a meta da Aptar é transformar Camaçari em uma potência nos segmentos de Beauty e Home Parceria antiga Outra grande parceira do GB é a empresa Box Print Embalagens e Displays. Já são mais de 30 anos de trabalho conjunto e a vinda para Camaçari representou a possibilidade de facilitar a interlocução local e expandir o negócio com as oportunidades de reduções de prazo e competitividade. A Box Print já está na Bahia com o GB desde 2018, garantindo o fornecimento de embalagem em papel cartão, envoltórios e protetores em datas comemorativas e perfumaria. Somente para atender ao Grupo, sua produção total de peças é de 74 milhões, dos quais, aproximadamente, 36 milhões são produzidas na unidade Camaçari.>
Eduardo Von Reisswitz Petry, superintendente comercial da empresa, frisa a importância da parceria com o Grupo Boticário, afirmando que foi a partir dessa relação comercial que a Box Print ingressou no mercado de embalagens de cosméticos e perfumaria.“Temos uma gratidão enorme pelas oportunidades que nos foram dadas. O Polo da Beleza ofereceu condições de expandir nossos horizontes, permitindo ampliar nosso parque fabril, a contratação de novos colaboradores e a expectativa de um futuro promissor junto ao Grupo Boticário”, salienta.Para a nova fase de produção, a empresa investiu na estruturação física e tecnológica, buscando conquistar agilidade nas entregas, segurança de abastecimento e muita flexibilidade de atendimento. Entre as maiores inovações da unidade, Eduardo cita os equipamentos de última geração que foram instalados na planta e a produção de embalagens inovadoras, que traduzem a alta qualidade dos produtos do Grupo Boticário.>
De olho no meio ambiente A Tritec já é fornecedora do GB há 26 anos e aceitou o desafio de atuar em Camaçari, criando o braço Tribahia, através do qual enxergou a possibilidade de expandir o atendimento para o mercado do Nordeste. Com foco na produção de plásticos rígidos, a fábrica possui certificação internacional FSSC 22000, o que a habilita ao fornecimento de produtos para área alimentícia, farmacêutica, perfumaria, química, entre outros.>
A demanda do Grupo Boticário representa 20% do faturamento atual da empresa, no segmento de embalagens, o que motivou os novos investimentos de R$550 mil na criação da unidade de Camaçari, que entrou em operação em junho passado.>
A Tritec iniciou sua parceria com o GB no ano de 1995, com o fornecimento de berços termoformados para produção de estojos especiais para datas comemorativas. Agora apostou ainda mais em tecnologias modernas para fortalecer seus serviços e atender às novas necessidades do Polo da Beleza.>
“Inicialmente estamos trazendo a tecnologia de produção de berços termoformados, aliados ao uso de materiais PET PCR, que são provenientes de itens pós consumo, traduzindo nossa preocupação com o meio ambiente. Com a maturação do processo, estaremos trazendo novas linhas de injeção com tecnologias de ponta para atendimento dos mercados de embalagens”, afirma o diretor comercial, Paulo Tramontini.>
Expertise internacional A empresa mexicana Vitro é fornecedora de embalagens de vidro do Grupo Boticário, desde 2016. Hoje, além de já estar sendo considerada nos projetos previstos para os próximos anos, amplia o portfólio visando expandir ainda mais. A fábrica de decoração da Vitro em Camaçari é uma extensão da linha produtiva da Vitro Envases no México, que dispõe de diversos equipamentos para fornecer ao mercado nacional frascos decorados de alta qualidade.>
José Roberto Diaz Kirk, gerente comercial, ressalta que ao integrar o Polo da Beleza, a Vitro reforça seu comprometimento com o desenvolvimento da indústria brasileira, oferecendo produtos de alta qualidade aos clientes e oportunidade de crescimento das comunidades locais.>
Com o objetivo de operar em três turnos, a capacidade de decoração será de aproximadamente seis milhões de peças a cada ano. Para isso a expectativa é duplicar seu quadro de colaboradores nos próximos meses. “A Vitro está trazendo para o Brasil a mesma expertise que temos na nossa fábrica no México. Além de contarmos com os melhores equipamentos disponíveis no mercado voltados para a indústria de decoração de vidros, temos uma equipe altamente capacitada e preparada para atender às necessidades do mercado local e oferecer aos nossos clientes embalagens de vidro de alta qualidade”, afirma José Roberto Diaz Kirk.>
Operação do GB na Bahia Formado pelas marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, o Grupo Boticário é um dos maiores no ramo da beleza. Está presente em 15 países, reunindo mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outros 40 mil que atuam na rede de franquia, hoje a maior de beleza em todo o mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras. A empresa também atua nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. A fábrica baiana dispõe de diferenciais como automação, sistema de apontamento automático, robô do Malbec e paletização automatizada O grupo chegou à Bahia em 2014, operando no Polo Industrial de Camaçari. A fábrica baiana dispõe de diferenciais como automação, sistema de apontamento automático, robô do Malbec e paletização automatizada, valorizando a mão de obra local, que teve a vida transformada pela unidade industrial. De janeiro de 2020 a setembro de 2021, mesmo diante do cenário da pandemia, o grupo investiu R$ 353 milhões nos fornecedores da Bahia, impactando 410 empresas com a atuação do ecossistema da beleza.>
Além da unidade fabril, existe também o Centro de Distribuição, no município de São Gonçalo dos Campos, cuja operação de distribuição atinge 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.>
Seguindo os valores do GB, que, até 2030, deseja ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro”, onde estão reunidos compromissos socioambientais, tanto a fábrica de Camaçari quanto o CD, em São Gonçalo, não abrem mão dos compromissos com a atuação sustentável e amiga do meio ambiente. Prova disso é que a fábrica é a primeira de cosméticos no Brasil a receber a certificação de construção sustentável LEED (em 2016), e o CD é o primeiro centro de distribuição das regiões Norte e Nordeste a receber o mesmo selo (em 2015). Placas solares para aquecimento de água A empresa busca aplicar a ecoeficiência em todos os aspectos de sua operação: gestão de água (estação de tratamento e reuso de águas cinzas para utilização nas descargas dos banheiros, jardinagem e torres de resfriamento), gestão de energia (iluminação eficiente com sensores de presença; telhado branco que reflete a luz do sol e não deixa passar calor para o ambiente interno, reduzindo o consumo de ar condicionado; placas solares para aquecimento de água, substituindo o chuveiro elétrico) e gestão de resíduos (coleta seletiva na operação; boas práticas ambientais para a limpeza da fábrica e do CD, com a utilização de produtos de limpeza mais sustentáveis).>
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.>