Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de abril de 2022 às 06:00
O crescimento da empresa não é obra do acaso. É possível mapear causas que, frequentemente, impulsionam as organizações na realização de seus objetivos. Hoje, a principal delas é cuidar dos colaboradores.Para entender essa relação, a Universidade da Califórnia realizou estudo sobre a importância da felicidade no trabalho. Entre os resultados, os colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 3 vezes mais criativos e vendem 37% mais.>
Então, que tal entender mais a fundo como os cuidados com as pessoas influenciam o crescimento da sua empresa? Continue a leitura e veja como funciona na prática!>
A importância de cuidar dos colaboradores>
As iniciativas para cuidar das pessoas, como ter um bom processo de recrutamento, atuar para a integração do colaborador, criar condições para que as pessoas se desenvolvam e oferecer um excelente ambiente de trabalho, fazem a diferença. Afinal, a empresa tem mais chances de contar com talentos e de tirar o melhor dos profissionais no dia a dia.>
As vantagens construídas a partir de uma excelente experiência no trabalho podem ser vistas em diversos pontos. Confira os principais benefícios.>
Aumentar a produtividade A produtividade é inseparável da satisfação do colaborador. Os profissionais são parceiros do negócio e dão o melhor de si quando a empresa satisfaz suas necessidades: salário adequado, qualidade de vida, reconhecimento, bons relacionamentos, etc.>
Ter pessoas mais empenhadas Os colaboradores terão mais atitudes de comprometimento para com o trabalho se estiverem satisfeitos. Haverá, por exemplo, pouca necessidade de microgerenciamento, pois o líder não terá de cobrar o tempo inteiro para que o serviço seja concluído.>
Melhorar o engajamento das equipes As equipes estarão mais comprometidas com os objetivos da empresa. À medida que a organização satisfaz necessidades, os colaboradores começam a enxergar os objetivos empresariais (aumentar as receitas, reduzir custos, melhorar a participação no mercado, etc.) como objetivos comuns.>
Aumentar a qualidade das entregas Pensamentos como “tanto faz” e “não preciso disso”, que antecedem um trabalho malfeito, não são tão comuns com colaboradores felizes. Há um porquê de realizar entregas dentro dos padrões de qualidade desejados, que vai influenciar o comportamento.>
Atender bem ao cliente O estado emocional afeta como o colaborador se relaciona com os demais. Todo mundo já teve um dia ruim, em que não conseguiu dar a melhor atenção para as pessoas ao redor, não é mesmo? Agora, o que acontece com o atendimento ao cliente se todos os dias na empresa forem dias ruins?>
Melhorar a imagem de marca A felicidade no trabalho se torna um atributo positivo para a organização, que será associado a sua imagem de marca. Aliás, é um ótimo começo para desenvolver uma estratégia de employer branding e melhorar a capacidade de atrair talentos. “Um lugar de pessoas felizes” é um posicionamento de marca bastante comum, nesse sentido.>
Esse reconhecimento da empresa que adota medidas para cuidar dos colaboradores é um dos benefícios da jornada de certificação. Para ser elegível a conquistar o selo GPTW, a empresa precisa alcançar um índice de confiança acima de 70 pontos na pesquisa de clima organizacional.>
Se os colaboradores estão felizes, percebemos o aumento da satisfação e confiança na empresa, o que será capturado pela pesquisa de clima. Logo, as chances de ser elegível para receber o selo GPTW e conquistar essa validação para marca empregadora aumentam significativamente.>
Os principais cuidados com os colaboradores Para cuidar dos colaboradores e promover o crescimento da empresa, os gestores precisam considerar duas perspectivas: individual e contextual. Na primeira delas, está a motivação do colaborador, enquanto na segunda o clima organizacional.>
Um profissional motivado dentro de um ambiente de trabalho adequado é quem tem mais chances de ser engajado, empenhado e produtivo. Aliás, esses fatores influenciam um ao outro.>
Dificilmente alguém estará motivado diante de um clima organizacional ruim, assim como a baixa motivação torna o clima “pesado”. Veja os cuidados para trabalhar essas perspectivas e aumentar a felicidade dos colaboradores.>
Aplique a pesquisa de clima organizacional O primeiro passo é entender qual é o estágio da empresa em relação ao cuidado dos colaboradores. Isso pode ser feito com a aplicação da pesquisa de clima organizacional, em que os profissionais serão escutados sobre como é trabalhar na empresa.>
Nesse sentido, os resultados esclarecem a situação quanto à experiência, relação com líderes, bem-estar, benefícios e demais condições do ambiente de trabalho. Logo, funcionam como ponto de partida para cuidar melhor dos colaboradores.>
Mantenha um bom ambiente de trabalho O ambiente de trabalho deve ser agradável em diferentes níveis. O aspecto físico (cores, objetos, design, etc.), relações desenvolvidas, tratamento oferecido aos colaboradores, segurança contra acidentes, tudo isso deve ser considerado.>
Desenvolva os profissionais Nesse contexto, devem existir condições para que as pessoas possam se desenvolver. Assim como a empresa muda e evolui com o passar do tempo, a relação de parceria inclui as condições para que o talento consiga crescer junto com a organização. Logo, é fundamental pensar em planos de desenvolvimento, treinamentos, aconselhamentos, feedbacks, etc.>
Promova uma boa relação entre os colaboradores da empresa As empresas são ambientes em que as pessoas passam boa parte de suas vidas. Por isso, é importante que existam relações de camaradagem, lealdade e confiança, que tornem esse período mais agradável para todos os envolvidos.>
Incentive a programas de bem-estar Cuidar do colaborador inclui a atenção à saúde física e mental no trabalho. Aliás, essa segunda questão vem recebendo atenção especial em muitas empresas. Estresse, Síndrome de Burnout, depressão e ansiedade são exemplos dessas preocupações recentes.>
Estimule a confiança no líder Os líderes são peças-chave para cuidar dos colaboradores. Embora o RH exerça um papel importante, quem geralmente atua para realizar as estratégias de gestão de pessoas no dia a dia são os responsáveis pelas equipes. É o líder que estará entusiasmado pelo crescimento do colaborador na equipe, que vai mediar conflitos entre colegas, que dará um tratamento respeitoso diante de um erro e assim por diante.>
O planejamento de um ambiente saudável Para construir um ambiente saudável, o ideal é que a empresa avalie suas práticas e entenda quais são os pontos de melhoria. Ainda assim, é possível indicar ações que podem inspirar mudanças na sua empresa.>
Fomente uma cultura de confiança A cultura da empresa precisa trazer valores organizacionais que melhorem a qualidade do ambiente de trabalho. Entre os diversos atributos, a confiança é um dos mais importantes e deve ser incentivada pela organização.>
Uma cultura de confiança existe quando as relações baseadas em confiança são altamente valorizadas. Isso ocorre quando os funcionários:acreditam nos seus líderes (competência, comunicação e honestidade); acreditam que são tratados com respeito, como pessoas e profissionais; acreditam que estão em um local de trabalho justo. A confiança não existe somente entre funcionários e líderes, também flui entre colegas, acelerando decisões e melhorando a colaboração. Organizações que possuem uma cultura de alta confiança desfrutam de alto comprometimento dos funcionários, maior permanência de talentos, melhor desempenho no mercado de ações e maior lucratividade.>
Ofereça flexibilidade A flexibilidade nas entregas da empresa para os colaboradores é uma solução para melhor atender as necessidades. As pessoas são diferentes e vivenciam momentos diferentes, e quanto mais personalizada for a entrega maiores as chances de satisfação.>
Um bom exemplo são os benefícios flexíveis. Um profissional pode estar bastante interessado em um curso profissionalizante, outro desejar entrar na academia e um terceiro preferir mais recursos para sair das dívidas. Assim, é melhor que cada um possa montar o pacote que melhor atenda às suas necessidades.>
Dependendo das características da empresa, os horários também podem ser mais flexíveis. São muitas as alternativas admitidas na legislação, como home office, trabalho híbrido, regime parcial e compensação de jornada.>
Invista nos profissionais Boa parte da felicidade no trabalho tem a ver com a reciprocidade. Assim, uma boa prática é investir no desenvolvimento do colaborador e mostrar que a empresa está disposta a ajudar as pessoas a crescerem.>
Quando duas EVPs são comparadas, a proposta de valor que mais influencia a permanência de talentos não é baseada em bonificações e salários. Conforme as pesquisas do GPTW, a perspectiva de crescimento é o principal fator de permanência. Aliás, qualidade de vida e estabilidade são, respectivamente, os próximos elementos na lista de prioridades.>
Um concorrente, por exemplo, pode igualar ou superar o salário oferecido a um talento da sua empresa, bastando a disponibilidade orçamentária para isso. Já questões como crescimento, qualidade de vida, relação com líderes, etc. são construções de mais longo prazo. Logo, uma EVP mais difícil de igualar.>
A importância de conhecer a empresa Um diferencial ao cuidar dos colaboradores é conhecer a empresa. É importante valorizar os pontos positivos da organização, entender quais são as principais lacunas e encontrar soluções compatíveis com as características do negócio.>
O diagnóstico organizacional é a ferramenta desenvolvida pelo GPTW para entender, de fato, a realidade da empresa e encontrar soluções para atingir os resultados. É o check-up completo: clima organizacional, cultura da empresa, ambiente interno e externo, tudo é levantado.>
A base de comparação é o benchmarking das melhores empresas para trabalhar. Imagine, por exemplo, que você já enxerga problemas nas relações entre os colaboradores. Como dimensionar o problema? E como encontrar uma solução?>
O benchmarking é uma prática para definir modelos com base nas melhores práticas, e você saberá quão distante está delas. Além de dimensionar o problema, é possível analisar qual foi o caminho percorrido por quem já superou desafios similares, levantando soluções para um plano de ação.>
Ao final, a Jornada de Certificação GPTW será o reconhecimento da transformação da empresa em um excelente lugar para trabalhar, mostrando que a organização é efetiva em cuidar dos colaboradores. Assim, além dos benefícios da satisfação e confiança no trabalho, você terá mais facilidade para construir a marca empregadora e atrair talentos para impulsionar ainda mais o crescimento da empresa.>
Conheça as soluções do GPTW para melhorar a motivação dos colaboradores e o clima organizacional da sua empresa!>
* Artigo originalmente publicado no site do GPTW.>
Ranking 2022 Em 2022, o Ranking GPTW Bahia chega à sua 9ª edição, em parceria com o CORREIO. O resultado será divulgado em julho e trará a lista das melhores empresas para trabalhar no estado de acordo com a pesquisa do instituto.>
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.>