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Maryanna Nascimento
Publicado em 13 de novembro de 2017 às 06:19
- Atualizado há 2 anos
“Vá. Eu fico aqui, dessa porta pra frente só entra mulher”, diz Fábio Magalhães conduzindo a reportagem a uma portinha discreta que acessa uma laje. O lugar, de frente para a praia da Boca do Rio, tem cerca de 100 metros quadrados e dez macas de madeira espalhadas. Em cima delas, mulheres seminuas: jovens, cinquentonas, tatuadas, de bunda para cima e para baixo.>
Em comum, todas usam um biquíni inusitado, feito de fita isolante branca. O objetivo de todas elas é tatuar no corpo a marquinha de biquíni perfeita. O serviço é oferecido por Alexandra Melo, que viu na venda da marquinha de biquini uma oportunidade para empreender. Ela diz faturar R$ 10 mil por mês com o negócio. >
O CORREIO Empregos & Soluções inicia uma série especial com reportagens sobre as oportunidades que o Verão oferece para quem quer empreender e aproveitar as oportunidades da alta estação. E a primeira conta a história da Salvador Bronze. Confira todas as matérias aqui.>
O empreendimento funciona desde fevereiro. Para abrir as portas, Alexandra - que, pasmem, está com a marquinha desbotada - diz que uniu os seus conhecimentos de esteticista com o dinheiro que tinha sobrando e a carência que viu no mercado de bronzeamento local. Perguntada sobre o surgimento da técnica, ela acessa o seu acervo mental de historiadora - ela também é servidora pública - e diz que as lendas são muitas, mas que, pelo que estudou, o ‘bronze natural’ saiu de Goiás, estado que não tem litoral. A fita isolante foi ideia das cariocas. Mas, em Salvador, por que isso daria certo, ainda mais de frente pro mar? “Se você for à praia, vai usar o biquíni de pano e ele passa o calor através da própria fibra, o que dificilmente vai deixar a marca certinha”, explica.>
As malandras>
Na sexta-feira (10), os totens espalhados por Salvador diziam que a temperatura ia de 30° a 35°. Na laje de Alexandra, a costureira Zilva Pinheiro, 55 anos, chamava a assistente de bronze com frequência. Rose Santana, 29, sempre chegava coberta da cabeça aos pés - ela não é nada fã do sol - com uma água, suquinho, ou com uma demão de parafina bronzeadora com urucum, chocolate, canela ou amêndoa. Zilva foi de ‘bonde’ com duas amigas e estava ouriçada depois de ganhar uma cor. “Eu era branquinha, vou lá no espelho olhar como ficou”, disse e correu com o seu biquíni fio- dental. >
Os modelos de marquinha vão além do à la carte (tradicional e cortininha). Se a cliente estiver saudosista dos anos 80 e quiser um asa-delta, por exemplo, é só levar o biquíni de pano que Alexandra faz com fita no tamanho certinho. Os preços são fixos para os formatos, mas mudam de acordo com o dia da semana. De segunda a sábado, a sessão custa R$ 80; aos domingos e feriados, R$ 100, e na quarta fica por R$ 60. Se quiser fechar o pacote de três sessões, a cliente tem desconto e paga R$ 180.>
Foi o que fez Leila Reis, 30. Ela saiu do Cabula para a sua primeira sessão de bronze natural e, por gostar do resultado, já reservou mais duas idas. “Eu fiquei 1 hora e estou com marquinha. Se eu for na praia, passo dois dias e não fico”, fala. Alexandra explica que como a pele da enfermeira é clara, 1 hora e 10 é o tempo ideal de bronzeamento, mas tem algumas clientes que já “ficam top” só com uma sessão.>
As horas de bunda para cima também dependem do clima na cidade. Para não ter erro, depois que a cliente faz o agendamento, a personal bronzer liga na manhã programada e diz “pode vir” se o céu estiver aberto. Se a chuva for anunciada, ela deixa a cliente em espera. Se uma nuvem aparece no meio da sessão, a cliente espera pois só sai de lá bronzeada.>
DICAS DO SEBRAE PARA EMPREENDER NO VERÃO>
Diferencial Bebidas refrescantes, moda praia, sorvetes e picolés. Isso tudo faz sucesso no Verão, mas existem muitos por aí. Incremente algo especial para fazer a diferença e se destacar.>
Estruturada É Verão, mas e se chover em um dia de janeiro? Caso o negócio seja ao ar livre, é importante que ele esteja estruturado para esses acontecimentos inesperados. >
Tendências No Hemisfério Norte, por exemplo, o Verão já passou. Pesquise quais foram as tendências do lado de lá. Quem sabe você não encontra uma boa ideia que possa ser adaptada para a realidade local. >
Redes sociais Invista naqueles posts que falam sobre a chegada do Verão. As pessoas vão associar. a sua marca à estação e podem te procurar.>
Invernou A estação vai mudar mas o empreendimento tem que continuar. Com um plano de negócio será possível estruturar como se manter ao longo do ano. Invista nisso e fique firme.>