13ª turma do Correio de Futuro irá enterrar cápsula do tempo no próximo sábado

Urna será reaberta em 2029, nos 50 anos do jornal

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 18:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/CORREIO

Já imaginou ter a chance de dar um recado a você mesmo no futuro? Foi nisso que a 13ª turma do Correio de Futuro pensou ao criar a ação de divulgação do produto que encerra esta edição do programa, que reúne estudantes de Jornalismo. No próximo sábado (16), as mensagens serão enterradas em cápsulas, na sede da Rede Bahia, e só serão recuperadas em 10 anos. Assinantes do CORREIO serão convidados a participar do evento.

Ao todo, serão duas urnas. Uma delas receberá mensagens dos funcionários da Rede Bahia, que responderam à seguinte pergunta: “Qual problema social você deseja ver resolvido em 10 anos?”. 

Já a outra cápsula será destinada a 10 assinantes do jornal. Para eles a pergunta foi: “Qual manchete você gostaria que o CORREIO desse daqui a 10 anos?”. Foram selecionados os leitores vencedores de um concurso realizado no Clube Correio - Acesse & Ganhe, com resultado já divulgado (veja lista).

Estagiária do CORREIO e ex-participante do programa Correio de Futuro, Fernanda Lima conta que escolheu “desigualdade social” como problema social que deseja ver resolvido e elogiou a iniciativa.

“É super interessante, porque nos confronta com o mais interessante dos temas: o tempo. Colocar no papel o que desejamos para os próximos anos é, de certa forma, começar a pensar e fazer nossa parte para alcançarmos, no que nos cabe, o que respondemos para a pergunta colocada”, opina.

Projeto Uma das professoras da equipe de coordenação do projeto Correio de Futuro, Bárbara Souza, conta como surgiu a ideia do projeto. “Quando foi decidido o tema do nosso produto especial de conclusão do projeto, mentalmente começamos a nos desafiar e pensar em como o tempo nos transforma. Também brincamos com essa ideia de o que mudou nos últimos 10 anos", conta."Como somos o Correio do Futuro, decidimos fazer uma espécie de viagem ao futuro, projetando o que esperamos que aconteça”, completa ela.Uma das responsáveis pela produção do projeto, a participante do Correio de Futuro Larissa Silva, defende a ideia da cápsula do tempo também como estratégia de divulgação entre leitores e funcionários da Rede Bahia.

“Com essa ação, pretendíamos valorizar o assinante. Depois percebemos que também poderia funcionar como estratégia de engajamento com os colaboradores”, explica.

Marina Aragão, que também faz parte da turma de Correio de Futuro e está à frente das ações, ressalta que o projeto pode funcionar tanto como ação comemorativa dos 40 anos do CORREIO quanto os 50 anos, que serão festejados em 2029. 

“A ação encaixa com a proposta do ‘Chegue Junto’, que é o tema da comemoração do aniversário do jornal. Além disso, daqui a 10 anos, o desenterramento da cápsula pode, também, fazer parte da festa dos 50 anos”, detalha.

O programa Essa é a 13ª turma do Correio de Futuro, projeto que começou em 2011. O programa, com duração de três meses, já produziu diversos conteúdos especiais para o jornal e site do CORREIO. Dos 122 alunos, 45% foram chamados para trabalhar no jornal. Outros foram para grandes veículos da imprensa baiana, como iBahia e TV Bahia. O projeto é realizado pelo jornal CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental e apoio da Faculdade Social da Bahia.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela