Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 17:37
O PanAfro Femadum 2024, festival cultural promovido pelo Bloco Afro Olodum, vai abrigar uma ação de saúde visual realizada pela OneSight EssilorLuxottica Foundation. A iniciativa, que acontece nesta sexta-feira (6) e sábado (7), vai contar com uma clínica no local, oferecendo consultas oftalmológicas gratuitas e cuidados com a visão para cerca de 80 pessoas, exclusivamente a crianças e artistas do Olodum.
A ação vai reunir, também, o apoio de médicos oftalmologistas credenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que estarão acompanhados por uma equipe de voluntários especializados. Além disso, a Transitions, parceira da iniciativa, fornecerá lentes personalizadas de acordo com as necessidades visuais de cada participante, assegurando que todos recebam o cuidado adequado para a melhoria de sua saúde visual e qualidade de vida.
Muito além de um evento cultural, o PanAfro Femadum se consolida como um espaço que integra arte, economia criativa, cidadania, lazer e capacitação profissional. A edição de 2024 reunirá apresentações musicais, debates enriquecedores e outras iniciativas como a da OneSight EssilorLuxottica Foundation.
“Esta ação reflete nosso compromisso com a promoção da saúde visual e a inclusão social. Ao oferecer cuidados oftalmológicos a crianças e artistas, buscamos contribuir para o acesso a serviços essenciais, promovendo bem-estar e criando oportunidades de desenvolvimento para todos” diz Diana Paes, responsável pela OneSight EssilorLuxottica Foundation no Brasil.
Para Marcelo Gentil, presidente do Olodum, a ação reforça o compromisso do grupo com a comunidade. “Demonstra, com isso, que a arte e a cultura podem ser utilizadas para promover saúde e cidadania, uma vez que, a partir desse lugar de fala, estimula e incentiva ao seu povo em se preocupar com a saúde preventiva. Neste caso, prevenir e cuidar da acuidade visual daquelas pessoas que enxergam o futuro do Olodum”, afirma Marcelo Gentil, Presidente do Olodum.
Por fim, a diretoria executiva do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ressalta, em nota, a importância de participar desta parceria. “A entrega de uma saúde ocular completa e de qualidade para todos os brasileiros é a principal missão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A parceria neste projeto é um exemplo desta responsabilidade, em que médicos oftalmologistas identificarão a necessidade de óculos, e também a presença de outras eventuais doenças oculares; corrigindo e tratando conforme necessário. Especialmente quando sabemos que doenças como o glaucoma pode ser mais comum, e até mais agressiva nessa população”.