Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Advogado baiano preso por agredir namorada passa mal ao ser transferido para presídio em Maceió

Defesa afirma que João Neto, 47, toma 32 remédios

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 18 de abril de 2025 às 13:11

Natural de Salvador, João Neto atua como advogado em Alagoas
Natural de Salvador, João Neto atua como advogado em Alagoas Crédito: Reprodução

O advogado baiano João Francisco de Assis Neto, 47, preso em flagrante por violência doméstica, passou mal ao ser transferido para um presídio em Maceió e foi levado para uma unidade de saúde. Em nota publicada no início da tarde desta sexta-feira (18), a defesa de João Neto confirmou que ele se recupera de um problema de saúde no coração, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Durante audiência de custódia realizada na terça-feira (17), a defesa de João Neto solicitou que a prisão preventiva não fosse decretada. Os advogados afirmam que João Neto possui “condição de saúde peculiar” e faz uso de 32 medicamentos. A defesa solicitou que, caso determinada a custódia preventiva, a unidade prisional fosse oficiada para que providenciasse os cuidados médicos necessários.

O advogado foi preso em flagrante suspeito de violência doméstica, na noite de segunda-feira (14). Um vídeo gravado por câmera de segurança mostra o momento em que uma mulher ensanguentada deixa um apartamento. João Neto aparece nas imagens segurando um pano, tentando conter o sangue que escorre do rosto da vítima.

Durante a semana, a defesa de João Neto publicou um vídeo em que mostra o advogado empurrando a mulher. Segundo a defesa, ele tentava expulsá-la do apartamento onde ambos moravam. João Neto teve a prisão preventiva decretada no início da semana. "O sangramento se deu em virtude de uma queda, momento em que o doutor João Neto tentava retirar sua ex do apartamento após insistir por bastante tempo que a mesma saísse", afirma a defesa, em nota.

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Militar da Bahia confirmou que João Neto nunca atuou como policial militar no estado. Ele, que acumula mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, se identifica como ex-PM no Instagram. Apesar disso, a corporação informou que ele foi expulso do curso de formação de soldados.

Quem é João Neto 

O advogado baiano é famoso nas redes sociais. João Neto é conhecido por publicar vídeos no Instagram comentando casos de grande repercussão e tirar dúvidas de seguidores sobre Direito. Ele se identifica como advogado criminalista, ex-militar da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e mestre em Ciências Criminais.

Em setembro do ano passado, João Neto se envolveu em uma confusão durante audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e do Torcedor da Capital, em Maceió. Ele foi acusado de agredir outro advogado durante a sessão, e disse que agiu em legítima defesa. Depois do episódio, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), emitiu uma nota em que disse acompanhar o caso.

Nas redes sociais, João Neto compartilha vídeos de suas participações em podcasts. Entre os cortes publicados estão desde elogios ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), até comentários sobre o julgamento do ex-jogador Daniel Alves, que chegou a ser condenado por estupro na Espanha.

O advogado também se gaba das defesas dos seus clientes. "Se você matou alguém, você vai responder por homicídio. [...] Contudo, se você for meu cliente, não vai dar nada, porque cliente meu não mata ninguém", afirma. Ele se identifica como advogado criminalista, ex-militar da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e mestre em Ciências Criminais.

Uma de suas publicações mais recentes no Instagram é uma participação no PodTchaca, do policial militar baiano Lázaro Alexandre Pereira de Andrade, conhecido como Tchaca. Ele foi preso na semana passada, durante a segunda fase da Operação Falsas Promessas, que mira rifeiros baianos.

No vídeo, o advogado João Neto aparece dando dicas de Direito, método que o ajudou a angariar seguidores nas redes sociais. Ap lado de Tchaca, ele explica o que uma pessoa deve fazer caso fuja de blitz. "Reze para que a placa não tenha sido anotada e não vá para casa. Se pegaram a placa, com o endereço, vão chegar em você rapidinho", falou. Os comentários costumam ser feitos com tom de humor.

Além das dicas, os seguidores do advogado são atraídos por prêmios nas redes sociais. João Neto faz parte de um grupo de divulgação de jogos de azar com premiações de R$ 1 milhão, carro zero, entre outros. Um dos sorteios será realizado no dia 19 de abril.