Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Advogado baiano que agrediu a mulher queria expulsá-la de casa

Vítima relatou ter sofrido outras agressões de João Neto, que está preso

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 16 de abril de 2025 às 11:34

Vídeo foi publicado pela defesa do advogado João Neto
Vídeo foi publicado pela defesa do advogado João Neto Crédito: Reprodução

A mulher que denunciou violência doméstica do advogado baiano João Francisco de Assis Neto, 47, na última segunda-feira (14), contou em depoimento que ele tentava expulsá-la de casa. Ela estava no apartamento onde ambos moravam, no bairro Jatiúca, em Maceió (AL), quando foi surpreendida por João Neto. Um vídeo mostra o momento em que ele empurra a vítima, que cai e bate o rosto com intensidade no chão.

Em depoimento, a vítima, que tem 25 anos, relatou que estava no quarto descansando quando João abriu a porta e reclamou, entre coisas, que ela não estaria fazendo nada. O advogado teria puxado a mulher, que pediu para não ser tocada por ele. As informações foram divulgadas pela coluna de Carlos Madeiro, do UOL. A situação foi acompanhada por uma testemunha. 

A vítima ainda afirmou que, após ser retirada da cama à força, foi empurrada por João, que tentava retirá-la do imóvel. Ela então se segurou para não ser expulsa. Nesse momento, ambos caem no chão, como mostra o vídeo divulgado pela defesa do advogado baiano. A mulher bate o rosto com violência no chão. Segundos depois, aparece em outra gravação, dessa vez sangrando muito

João Neto teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. O juiz Rodolfo Osório Gatto Herrmann, da 6ª Vara Criminal de Maceió, avalia que a mulher já teria sido vítima de violência outras vezes. A denúncia apresentada pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL) pontua que ela teria sido ameaçada com o uso de arma de fogo. Por isso, o magistrado também determinou a suspensão da posse do porte de armas do advogado.

O processo está sob sigilo de Justiça. A gravação que mostra a mulher sendo empurrada é utilizada, pela defesa de João Neto, para corroborar a tese de que o advogado insistiu para que ela deixasse o apartamento. "O sangramento se deu em virtude de uma queda, momento em que o doutor João Neto tentava retirar sua ex do apartamento após insistir por bastante tempo que a mesma saísse", afirma a defesa, em nota.

Quem é João Neto

O advogado baiano é famoso nas redes sociais. João Neto é conhecido por publicar vídeos no Instagram comentando casos de grande repercussão e tirar dúvidas de seguidores sobre Direito. Ele se identifica como advogado criminalista, ex-militar da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e mestre em Ciências Criminais.

Em setembro do ano passado, João Neto se envolveu em uma confusão durante audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e do Torcedor da Capital, em Maceió. Ele foi acusado de agredir outro advogado durante a sessão, e disse que agiu em legítima defesa. Depois do episódio, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), emitiu uma nota em que disse acompanhar o caso.

Nas redes sociais, João Neto compartilha vídeos de suas participações em podcasts. Entre os cortes publicados estão desde elogios ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), até comentários sobre o julgamento do ex-jogador Daniel Alves, que chegou a ser condenado por estupro na Espanha.

O advogado também se gaba das defesas dos seus clientes. "Se você matou alguém, você vai responder por homicídio. [...] Contudo, se você for meu cliente, não vai dar nada, porque cliente meu não mata ninguém", afirma. Ele se identifica como advogado criminalista, ex-militar da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e mestre em Ciências Criminais.

Uma de suas publicações mais recentes no Instagram é uma participação no PodTchaca, do policial militar baiano Lázaro Alexandre Pereira de Andrade, conhecido como Tchaca. Ele foi preso na semana passada, durante a segunda fase da Operação Falsas Promessas, que mira rifeiros baianos.

No vídeo, o advogado João Neto aparece dando dicas de Direito, método que o ajudou a angariar seguidores nas redes sociais. Ap lado de Tchaca, ele explica o que uma pessoa deve fazer caso fuja de blitz. "Reze para que a placa não tenha sido anotada e não vá para casa. Se pegaram a placa, com o endereço, vão chegar em você rapidinho", falou. Os comentários costumam ser feitos com tom de humor.

Além das dicas, os seguidores do advogado são atraídos por prêmios nas redes sociais. João Neto faz parte de um grupo de divulgação de jogos de azar com premiações de R$ 1 milhão, carro zero, entre outros. Um dos sorteios será realizado no dia 19 de abril.