Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Agerba garante continuidade de viagens após empresas de ônibus anunciarem encerramento

Viação Regional e Jauá atendem mais de 100 cidades baianas

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 18:50

Viação Regional foi fundada em 1995
Viação Regional foi fundada em 1995 Crédito: Divulgação

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) afirma que a eventual substituição das empresas Viação Regional e Jauá, que anunciaram o fim das atividades, não impactará no serviço ofertado à população. 

A agência disse, em nota enviada à imprensa, que as empresas operam atualmente com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro de 2024, o qual autoriza a continuidade dos serviços até que seja concluída a licitação definitiva do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, prevista para 2027. 

"Ambas manifestaram interesse em permanecer no sistema por meio de seleção simplificada, cujos resultados ainda estão em análise", diz a Agerba. Apesar disso, a reportagem apurou que funcionários das empresas Viação Regional e Jauá foram comunicados há um mês do encerramento das atividades em 1º de setembro. A Agerba diz ainda que nenhuma transição foi formalizada até o momento.

"Qualquer alteração na operação das linhas, seja por mudança societária ou por substituição de empresa, depende de aprovação prévia da Agência, que avaliará criteriosamente a capacidade técnica da nova operadora", completa. Mesmo diante de eventual substituição das empresas, a Agerba reforça que "não haverá interrupção nos serviços, perda de qualidade e nem alteração nas rotas nem aumento de tarifas". A agência não informou quais são as cidades atendidas pelas empresas. 

Juntas, as duas empresas atendem mais de 100 cidades baianas. A Viação Regional foi criada em Salvador, no final da década de 1990, com foco de atuação no serviço de fretamento, transportando funcionários das indústrias do pólo petroquímico de Camaçari e turismo. A partir de 1999, passou a operar linhas intermunicipais e metropolitanas, através de concessões. Entre as principais cidades atendidas estão Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana e Paulo Afonso.

A Viação Jauá iniciou suas atividades em 1997 no ramo de transporte intermunicipal e metropolitano de passageiros. Sua área de atuação se destaca na região do recôncavo baiano. A cidade de Candeias é o principal destino da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O CORREIO procurou as empresas, que até então não se pronunciaram sobre o fim das atividades.