Alvo de críticas por inabilidade política, Rui Costa vai assumir articulação do governo Lula

Quando era governador da Bahia, Rui Costa era atacado por se dedicar mais à gestão e ter pouca habilidade política

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 14:54

(Recife - PE, 24/05/2019) Palavras do Governador da Bahia, Rui Costa.Foto: Marcos Corrêa/PR
Lula decidiu indicar Rui para ser o novo articulador do Planalto junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira Crédito: Marcos Corrêa/PR

Alvo de críticas por ser considerado inábil politicamente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), vai assumir a articulação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a rádio CBN, Lula decidiu indicar Rui para ser o novo articulador do Planalto junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante uma reunião na última sexta-feira (9), em Brasília. O encontro reuniu o presidente da República e o comandante do Legislativo.

De acordo com a emissora, depois de reclamar do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), para Lula, Lira conseguiu a entrada em campo de Rui Costa. Além disso, interlocutores do Planalto afirmam que o presidente da República apresentou ainda um contato direto para o parlamentar em caso de temas urgentes.

Quando era governador da Bahia, Rui Costa foi alvo de críticas de aliados por se dedicar mais à gestão e ter pouca habilidade política. Já ministro também foi criticado por parlamentares. Em janeiro deste ano, a revista Veja chegou a dizer que, sem meias palavras, integrantes da cúpula do Legislativo já se referiram ao petista baiano como “troglodita”, “trator” e “desleal”.

Rui é criticado por causa do temperamento, e seria famoso no meio político de Brasília por um trato duro e falas ríspidas, conforme a revista Veja.