COMANDO VERMELHO

Alvo de operação, Olho de Gato comanda tráfico há mais de 10 anos

Ele é apontado como mandante da chacina que matou seis pessoas no bairro de Periperi

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2024 às 10:02

Olho de Gato
Olho de Gato Crédito: Divulgação/SSP

Nesta quinta-feira (6), foi deflagrada a Operação Duplo X, que mobiliza centenas de policiais em Salvador e tem como alvo a  facção Comando Vermelho (CV). Os mandados são cumpridos em bairros conhecidos como bases do grupo na capital.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), cinco traficantes já foram presos em Tancredo Neves, Cosme de Farias e Nordeste de Amaralina. Os alvos seriam 'peixes grandes' do CV.

Equipes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal auxiliam a FICCO Bahia no cumprimento das ordens judiciais. Entre os nomes procurados, uma liderança foi identificada pela fonte policial: José Carlos Ferreira dos Santos, mais conhecido como 'Olho de Gato'. Há mais de 10 anos, Olho de Gato é um dos principais nomes do tráfico na capital.

Ele é apontado como mandante da chacina que matou seis pessoas no bairro de Periperi. Foram mortos Amanda Reis dos Anjos, Alessandro Reis dos Anjos, Marcos Antônio Silva Santos, Ricardo de Carvalho Silva, Edmilson Sanros dos Anjos e Adoniran Reis.

Em fevereiro daquele mesmo ano, quando ainda pertencia ao Comando da Paz, cumpria pena no Complexo Penitenciário da Mata Escura e tinha como braço direito Tiago Guimarães Pinto, o Titanic, morto junto com o irmão Jacson Guimarães e o comparsa Diogo dos Santos, durante uma operação da polícia em Camaçari.

Mesmo custodiado, ele comandava o tráfico na Baixa do Tubo, localidade de Cosme de Farias. Na época, duas facções se uniram tentar tomar as bocas de fumo do traficante. O domínio de Olho de Gato sobre o tráfico, por sua vez, não diminuiu.