Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gil Santos
Publicado em 15 de agosto de 2023 às 12:26
A interrupção de luz que atingiu diversos estados do Brasil, nesta terça-feira (15), causou transtornos também no Nordeste. Algumas cidades estão sem luz e sem água. A internet foi afetada e há congestionamentos por conta de falhas nos semáforos. Escolas dispensaram estudantes e serviços de saúde precisaram ser suspensos.
Em Recife (PE), bairros famosos, como a Boa Viagem, tiveram o sistema reestabelecido cerca de 30 minutos após a interrupção, mas grande parte da cidade permaneceu às escuras até às 11h. Também houve falta de energia em outras cidades de Pernambuco, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Em Fortaleza (CE), a queda de energia afetou diretamente os semáforos da cidade que ficaram apagados causando transtornos no trânsito. Cerca de 1h depois, os primeiros bairros começaram registrar o retorno da energia. Sobral, Juazeiro do Norte e Crato também foram atingidas pela falta de energia elétrica.
No Rio Grande do Norte e em Alagoas a falta de luz afetou também o abastecimento de água, na capital e no interior do estado. A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informou que após a retomada da energia elétrica o sistema de água poderá levar até 48h para ser totalmente reestabelecido.
Em Alagoas, 77 dos 102 municípios do estado foram afetados. As concessionárias montaram plantão para atender os consumidores e orientaram que eles economizem água até que a situação seja normalizada. Em Maceió, moradores relataram que ficaram também sem acesso à internet.
Na Paraíba a interrupção durou cerca de 15 minutos e afetou 113 municípios, ou 30% dos consumidores. Em João Pessoa, os semáforos continuaram apagados mesmo após 1h do reestabelecimento da energia. Equipes da prefeitura precisaram montar uma operação para resolver o problema.
Em Aracaju (SE), a falta de luz afetou os semáforos e deu um nó no trânsito, por isso, 40 agentes foram enviados para os principais cruzamentos da cidade. Aulas foram suspensas, mercados fecharam as portas e serviços de saúde, como a vacinação, precisaram ser interrompidos. Pelo menos, 75 municípios foram atingidos. A situação começou a ser normalizada por volta das 11h.
No Maranhão, a capital São Luís e o interior do estado foram afetados. Lojas fecharam, escolas suspenderam as aulas e serviços públicos foram interrompidos. No Hospital do Câncer, por exemplo, não há gerador e o setor de consultas e exames precisou ser paralisado. Pessoas que esperavam atendimento decidiram ir embora. O trânsito também ficou caótico.
Em Teresina (PI) os sinais de internet e de telefonia caíram. Comerciantes não conseguiram usar o PIX e as maquinas de pagamento, e restaurantes funcionaram à luz de vela. A queda nas vendas foi imediata. O abastecimento foi retomado por volta das 11h30.