Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Árvores caem, escadaria desaba e seis famílias ficam desabrigadas em Simões Filho

Cidade registrou 300 milímetros de chuva neste mês

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 6 de maio de 2025 às 12:10

Deslizamento de terra na Avenida Washington Luís
Deslizamento de terra na Avenida Washington Luís Crédito: Reprodução/TV Bahia

As fortes chuvas que atingem diversas cidades baianas deixaram estragos. Em Simões Filho, na Grande Salvador, uma árvore caiu na Avenida Washington Luís, próximo ao Colégio Estadual Regino Simões, uma escadaria desabou e seis famílias estão desabrigadas. Até esta terça-feira (6), a cidade registrou 300 milímetros de chuva, o que era esperado para todo o mês.

A Avenida Washington Luís fica em uma das regiões consideradas de risco em época de chuva. “Na Avenida Washington Luís, nesse período de chuva, a gente teve uma característica de uma ventania considerável. Nós tivemos um acumulado de ocorrências de árvores que caíram”, disse o secretário de Infraestrutura do município, Gabriel Marques, em entrevista à TV Bahia. A via é interditada. Situação deve ser normalizada até o final da tarde.

No local, duas árvores caíram e uma escadaria desabou. Ao todo, seis famílias estão desabrigadas. “Uma das árvores centenárias caiu e nós acolhemos seis famílias. A equipe do social já acolheu essas famílias. Já retiramos, junto com a Defesa Civil e a equipe do Corpo de Bombeiros, de suas casas”, complementou. Ainda segundo Gabriel Marques, essas famílias receberão um auxílio emergencial por tempo indeterminado. Ninguém ficou ferido. 

Salvador

A estação meteorológica localizada em Barro Duro, bairro de Salvador, registrou mais chuva do que o volume esperado para todo o mês em quatro dias. É o que indica o balanço divulgado pela Defesa Civil (Codesal), nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (6). O volume acumulado em 96 horas no Barro Duro foi de 340 milímetros (mm) - quantidade que supera em 12% o total esperado para o mês, que é de 302,2 mm.

Devido ao acúmulo de chuva nos últimos dias, Salvador está sob alerta máximo e seis sirenes já foram acionadas em comunidades da capital. São elas: Mamede - Alto da Terezinha; Irmã Dulce - Cajazeiras VII; Creche - Castelo Branco; Moscou - Castelo Branco; Bosque Real - Sete de Abril e Olaria - Sete de Abril. As sirenes foram acionadas depois que foram registrados acumulados de chuva superiores a 150 mm em 72 horas.

Com a previsão de mais chuva, a expectativa é que mais sirenes sejam acionadas nesta terça-feira, segundo Sosthenes Macêdo, coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal). "Outras comunidades estão sob a iminência de acionamento das sirenes devido aos grandes acumulados desta manhã. As equipes da Codesal estão todas em equipe de plantão e em alerta", pontuou. Ainda segundo o coordenado, a capital baiana registrou ventos de 64 km/h.