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Larissa Almeida
Publicado em 7 de agosto de 2025 às 06:00
Em julho, completou um ano que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) espalhadas na Bahia. Desde então, mais 1,2 milhão de carteiras foram emitidas, mas o número poderia ser maior não fosse pela dificuldade de agendamento encontrada pelos baianos. Segundo relatos, a fila de espera é de até seis meses. Nesse tempo, já houve até quem desistisse. >
Esse é o caso do estudante universitário Caique Amorim, de 27 anos. Ele conta que há cinco meses tem acessado o site indicado para agendar a emissão do novo RG, uma vez que o documento antigo teve as informações apagadas pela chuva. Sem nenhuma forma de identificação além de uma foto da identidade antiga no celular, ele já acessou a página cerca de 10 vezes em um período de cinco meses e em nenhuma das tentativas conseguiu marcar uma data. >
“Não há horários disponíveis para agendamento. Já cheguei a testar municípios do interior da Bahia, mas recebo sempre a mesma resposta. Parece até que o sistema está automatizado. Cheguei, inclusive, a desistir, por achar que não conseguiria atendimento de forma alguma. Agora, estou empurrando com a barriga”, relata. >
A assistente administrativa Adriele Medeiros, 25 anos, ainda segue tentando encontrar uma vaga para emissão da CIN, mesmo após 10 meses de tentativa. “Meu RG é antigo e já venceu, preciso regularizar. Quando acesso o site, mostra que não tem nenhum horário ou dia disponível em nenhum SAC, até mesmo em cidades próximas como Feira de Santana”, diz. >
Adriele conta que já tentou buscar atendimento em uma unidade física, mas apenas gastou o dinheiro da passagem. “Cheguei a ir uma vez presencialmente e disseram que lá, no SAC Cajazeiras, só faziam remarcações, mas agendamento somente pelo site. É uma situação que me deixa ansiosa e também chateada, porque vejo que é algo que os responsáveis não tomam medidas para disponibilizar mais vagas”, reclama. >
O analista de atendimento digital Douglas Dórea, 29 anos, vive um drama parecido, embora mais agravado. Isso porque, a carteira de identidade dele venceu em dezembro e certidão de nascimento, que é requisito para emitir a CIN, está bastante desgastada. Para fazer o documento do antigo modelo, que ainda está disponível, ele precisaria se deslocar até Santo Amaro, a cidade em que nasceu. Como não tem tempo, a única alternativa é o novo RG – que ele não consegue fazer, por falta de vaga. >
“Venho tentando há alguns meses fazer a identidade nova. Nos últimos meses, passei a tentar todos os dias e nada de ter vaga em nenhuma das unidades. Apesar de nunca ter tentado ir presencialmente, perguntei a uma moça que trabalha lá e ela me disse que só por agendamento online, que não adiantaria eu ir lá e chegar cedo”, conta. >
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), pasta responsável pela gestão e coordenação da Rede SAC, ressaltou, por meio de nota, que a dificuldade em agendar atendimento para a Carteira de Identidade Nacional precisa levar em consideração o contexto da situação. >
A pasta reconheceu que é direito do cidadão requerer o documento, mas destacou que a troca de documentação – substituição do RG pela CIN – não é urgente. “O RG (modelo antigo), respaldado pelo decreto nº 10.977/2022, tem validade de 10 anos e pode ser utilizado pela população normalmente até fevereiro de 2032. Portanto, há um prazo relativamente extenso para que todos possam se organizar sem haver correria aos postos SAC”, pontuou. >
Para a Saeb, a grande procura pelo documento é um somatório de necessidade real e impulso pela novidade. “Um dado que leva a essa dedução lógica é a quantidade de documentos represados nos postos SAC neste período. Já existem mais de 50 mil novas carteiras de identidade ‘esquecidas’ nos postos SAC, isto é, o cidadão conseguiu agendamento no sistema, foi até o posto fazer o documento, mas não foi buscá-lo depois de pronto”, acrescentou. >
A secretaria frisou ainda que a CIN é um documento novo, portanto será primeira via para todos os brasileiros, sem distinção. Como primeira via, há garantia de gratuidade para todos, a qualquer tempo. >
A Saeb ainda apontou que a capacidade atual de atendimento mensal da CIN na Rede SAC é de 151.120 e que esse número está em crescimento constante diante das inúmeras ações desenvolvidas pelo SAC, como funcionamento de unidades de bairro aos sábados em Salvador e em postos do interior; horário de atendimento para a CIN em shoppings de Salvador, das 7h às 21h; Equipe SAC Itinerante em comunidades e populações vulneráveis; dentre outras iniciativas. >
O agendamento para a CIN deve ser feito através do aplicativo ou pelo portal (em substituição ao SAC Digital, que não existe mais). Além disso pode ser feito também pelo call center: 0800 071 5353 e (71) 4020-5353. >
Casos urgentes, como perda ou roubo do RG, por exemplo, há a opção de entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) através do 0800 284 0011 e registrar a queixa. A devolutiva da OGE será encaminhada para o e-mail registrado em sistema. >