Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Baianos desenvolvem soluções que irão aprimorar doações da Osid

Após quase 48 horas de maratona tecnológica, Hackathon Osid+ elegeu três produtos vencedores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2023 às 22:43

Primeiro lugar ficou com criadores de sistema de cadastro e centralização de armazenamentos de doadores e doações
Primeiro lugar ficou com criadores de sistema de cadastro e centralização de armazenamentos de doadores e doações Crédito: Divulgação

Após quase 48 horas seguidas de trabalho e dedicação, chegou ao fim neste domingo (18) o Hackathon+ Osid. Realizada pela aceleradora de negócios Rede+, em parceria com o Sebrae, Cubos Tecnologia e o Grupo Civil, a maratona tecnológica desenvolveu três soluções inovadoras para aprimorar as operações das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

A iniciativa foi vencida pela equipe Titan, responsável pelo produto 'Sistema de Transparência Irmã Dulce (STID)', um sistema de cadastro e centralização de armazenamentos de doadores e doações com versão web, app offline first e página no portal.

A segunda posição foi ocupada pela equipe 50%, com o produto 'Dulce Insights', uma plataforma de inteligência empresarial que capta dados de doações, gera insights e envia mensagens personalizadas, usando inteligência artificial (AI), por WhatsApp e e-mail.

O terceiro lugar ficou com a equipe LTJ Tech, que desenvolveu o 'Osid Gestor', uma solução de gestão integrada de doações que promete facilitar o planejamento de modo centralizado, eficiente e rápido.

Os produtos deverão solucionar os seguintes desafios da instituição filantrópica: ausência de sistema integrado de gestão de doações; falta de canais de vendas virtuais e integrados; e falta de visão integrada da experiência com a Osid.

Os projetos foram avaliados por um júri composto de sete especialistas renomados, que levaram em consideração critérios como tecnologia, inovação, usabilidade, viabilidade e impacto social.

Entre as premiações, estão R$ 7 mil em dinheiro e benefícios como mentorias, participação em eventos como expositores e bolsas de estudo oferecidas pelo Sebrae, Rede+ e Cubos Academy.

Feliz com o resultado da maratona, o CEO da Rede+, Rodrigo Paolilo, acredita que a experiência tenha mostrado o impacto da colaboração e da inovação em prol das causas sociais.

"Todas as soluções apresentadas podem verdadeiramente transformar a realidade das Obras Sociais Irmã Dulce. A Rede+ acredita no potencial transformador da inovação e da tecnologia e busca constantemente promover iniciativas que gerem impacto social positivo. O Hackathon+ Osid é um exemplo vivo dessa filosofia e prática", afirma Rodrigo.

Etapas

Ao todo, foram recebidas 213 inscrições. Após a seleção de 70 profissionais e estudantes baianos das áreas de tecnologia, design e gestão — feita de forma a promover diversidade etária e de gênero —, os participantes foram divididos em 12 equipes multidisciplinares.

Durante a maratona, que ofereceu estrutura para banho e alimentação, eles passaram por atividades variadas, como oficinas, sob orientação de 33 mentores.

O Hackathon+ Osid é patrocinado pelo Banco do Nordeste e apoiado por Ideia 3, China in Box, Pizza Hut, Cubos Tecnologia, Cubos Academy, Jornal Correio, Impacto Visual, Leve — Loja Circular Sustentável, prefeitura de Salvador (Semdec) e governo da Bahia (Secti).