Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cemaden alerta para risco alto de deslizamentos em Salvador; veja

Boletim foi divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (5)

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 5 de maio de 2025 às 09:12

Salvador amanheceu com chuva nesta segunda-feira (5)
Salvador amanheceu com chuva nesta segunda-feira (5) Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Um boletim divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nesta segunda-feira (5), alerta para o risco alto de deslizamentos em áreas de Salvador devido aos altos acumulados de chuva. O órgão ressalta que choveu mais do que 100 milímetros (mm) em 72 horas em algumas localidades da cidade. 

É o caso de Barro Duro (281 mm), Mirante de Periperi (202 mm), Águas Claras (199 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (193 mm), de acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal). A previsão para esta segunda (5) e terça-feira (6), a previsão é de céu nublado com ocorrência de chuvas fracas a moderadas, em decorrência da influência de um sistema de baixa pressão. 

"Neste cenário, há possibilidade de ocorrências de deslizamentos pontuais e esparsos em encostas suscetíveis e quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias", afirma o Cemaden sobre a capital baiana. Na Bahia, mais de 20 municípios registram ocorrência por chuva. Também há risco para regiões dos estados de Sergipe e Alagoas. 

Ocorrências

Entre as 6h e 9h desta segunda-feira (5), a Defesa Civil de Salvador registrou 28 ocorrências por conta das chuvas - a média é de nove chamados por hora. As principais emergências estão relacionadas a ameaça de desabamento (9), ameaça de deslizamento (6) e deslizamento de terra (5). 

As regiões Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cabula/Tancredo Neves e Pau da Lima foram as que mais registraram chamados, de acordo com o boletim da Codesal.