ELEIÇÕES 2024

Centenas de soteropolitanos vão a plantão do TRE-BA para regularizar títulos cancelados

Em Salvador, 235 mil pessoas estão com o título em situação irregular

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 1 de maio de 2024 às 11:22

Centenas de pessoas foram ao plantão do TRE para regularizar título eleitoral
Centenas de pessoas foram ao plantão do TRE para regularizar título eleitoral Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Ao contrário do que se pode imaginar em um feriado, a manhã desta quarta-feira (1°) foi bem movimentada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador. No local, o órgão fez plantão de 8h até 14h para regularização da situação eleitoral dos cidadãos. A operação fez centenas de soteropolitanos aparecerem nas primeiras horas do dia para resolver pendências em aberto.

Ao todo, no momento, 235 mil pessoas em Salvador estão com os títulos cancelados. Na Bahia, o número é ainda maior: mais de 1,6 milhão de pessoas no estado estão na mesma situação. Tanto para quem está na capital como para quem vive no interior, o prazo para regularização termina em uma semana, na próxima quarta-feira (8). Quem não normalizar a situação até lá, não poderá votar nas eleições deste ano.

Maria do Socorro, secretária-geral da presidência do TRE-BA, destaca que, além da regularização dos títulos cancelados, o plantão disponibiliza outros serviços. "Estamos oferecendo aqui o serviço de primeira via de título para quem ainda não tem, transferência de município e local de votação, e revisão de cadastro eleitoral. Se vai trocar o nome de solteiro para casado ou outra alteração que o eleitor precise, vamos fazer", destaca a secretária.

O prazo para realização dos outros serviços também é no dia 8 de maio. Judite Oliveira, 34 anos, no entanto, resolveu se adiantar para resolver sua pendência. Ela não compareceu às eleições de 2020 e 2022. Neste ano, porém, quis regularizar sua situação para ir às urnas em outubro.

"Eu sempre trabalho nas eleições com o comércio que tenho e, nessas duas últimas, não tive tempo em nenhum dos turnos para ir votar. Foi minha irmã que conversou comigo e me convenceu de que não posso deixar de votar. Então, aproveitei o feriado, que estou com mais tempo livre, para vir aqui e resolver", conta ela.

Assim como Judite, centenas de pessoas apareceram na sede. Apesar da grande movimentação, o serviço funciona sem grandes filas e longa espera. Mário Silva, 46 anos, por exemplo, conseguiu transferir seu título para Salvador em menos de meia hora.

Nas duas eleições anteriores, ele não estava em Salvador, e havia transferido seu título para o interior. De volta para a capital neste ano, ele só lembrou na semana passada que precisaria resolver sua pendência. "Foi em cima da hora, mas deu tempo. Quando soube que iriam fazer plantão hoje, vim logo, porque não trabalho e durante a semana é mais difícil", afirma.

Maria do Socorro lembra que o eleitor com título cancelado pode ter problemas para conseguir documentos. "Não pode emitir a certidão de quitação eleitoral que, normalmente, é pedida para regularizar seu CPF quando está cancelado. Também é solicitada na emissão de uma certidão para o passaporte, para se inscrever em concurso público, universidade pública", cita a secretária.

O TRE-BA vai voltar a realizar o mesmo plantão no próximo final de semana, no sábado (4) e no domingo (5), para que mais eleitores possam regularizar sua situação.