SAÚDE

Centro de Tratamento de Alcoolistas em Salvador atende 9 mil pessoas por ano

Dia de Combate ao Alcoolismo: acolhimento do núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce  é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2024 às 11:15

Por ano, CATA chega a realizar uma média de 400 internações na unidade de desintoxicação
CATA chega a realizar uma média de 400 internações na unidade de desintoxicação Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A semana entre 18 e 24 de fevereiro de 2024 chama atenção para o combate ao Alcoolismo. Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos do consumo excessivo de álcool e promover o tratamento para quem luta contra a dependência, as Obras Sociais Irmã Dulce conta com o Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA). Por ano, o núcleo chega a atender, gratuitamente, 9 mil pessoas na assistência ambulatorial, além de registrar uma média de 400 internações na unidade de desintoxicação no mesmo período.

Desde 1967, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar o alcoolismo como uma doença e recomendou que o tema fosse tratado como uma questão de saúde pública. De acordo com informações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o consumo de álcool é um fator de causa em mais de 200 doenças e lesões. Além de estar associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde - como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares - também causa distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito. Em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de de todos os óbitos. 

Referência na Bahia, o CATA é a primeira unidade de saúde no estado dedicada exclusivamente ao atendimento de pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo e à dependência de etílicos e a única do gênero no estado a trabalhar com sistema de internação para alcoolistas. O núcleo também desenvolve uma série de atividades terapêuticas, como oficinas de artesanato e mosaico e tem à frente uma equipe interdisciplinar, com médico clínico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, artesão e musicoterapeuta.

Os interessados em buscar o serviço prestado pelo núcleo podem se dirigir ao Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas das Obras Sociais Irmã Dulce (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 - Portão 7), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os internamentos acontecem pela manhã, de segunda a quinta, a partir das 7h. São 12 vagas por dia.