Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cerca de 22 mil pessoas usam o elevador Lacerda todo dia

Fluxo enche cerca de 13 estádios de futebol por mês

  • E
  • Emilly Oliveira

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 17:43

Fluxo no elevador enche cerca de 13 estádios por mês
Fluxo no elevador enche cerca de 13 estádios por mês Crédito: Paula Fróes/ Arquivo CORREIO

Cerca de 22 mil pessoas usam o Elevador Lacerda, em Salvador, por dia. Com esse fluxo, o modal é capaz de lotar em média 13 estádios de futebol com a capacidade da Arena Fonte Nova (50 mil pessoas), por mês. Com essa multidão, as razões pelas quais o transporte é usado pelos passageiros também é variada.

Entre os passageiros fiéis, que usam o transporte praticamente todos os dias, está Milena Silva, 37 anos. Ela trabalha em uma lanchonete no Pelourinho e salta, diariamente, no ponto de ônibus situado no bairro do Comércio, em frente ao Elevador Lacerda, antes de entrar no elevador, para chegar na Praça Tomé de Sousa.

Para Milena, a passagem pelo corredor na parte de cima do Elevador Lacerda é a parte boa do percurso que faz do Nordeste de Amaralina até o Centro Histórico. “Entra ano e sai ano e a gente continua se encantando. Quero ver um [pessoa] dizer diferente. Depois de um tempo em pé, dentro de um ônibus, a gente ganha uns segundos de renovo quando passa por lá”, afirma ela.

Ainda segundo a cliente fiel e admiradora da vista do modal, é comum ouvir sotaques de outras regiões do país e até estrangeiros no elevador. “Tem gente de todo lugar querendo conhecer. O que entrega isso são os sotaques. Muitos eu entendo, porque são brasileiros, mas também tem bastante gringo que confunde me confunde, porque eu não entendo nada [do que dizem]”, acrescenta Milena.

Em setembro deste ano, foi a primeira vez que a filha da feirense Maria Conceição, 57 anos, visitou o Elevador Lacerda. Julia Conceição tem 10 anos e afirma ter curtido o passeio. “Quando a gente sobe não vê nada, mas quando chega lá em cima é muito bonito”, descreve a adolescente.

Para Maria, o ponto turístico e transporte público é parada obrigatória todas as vezes que visita Salvador. “Já perdi as contas de quantas vezes vim no Elevador, e pretendo vir sempre que passar pela cidade, porque sempre vale a pena”, afirma a feirense.

Reforma

Pode ser que na próxima visita a Salvador, Maria encontre um Elevador Lacerda um pouco diferente, com mais características originais do equipamento. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Bruno Reis assinou uma ordem de serviço para dar início a reforma do modal, com o objetivo de resgatar as características originais e modernizar alguns sistemas, como de climatização e iluminação.

O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), ainda prevê melhorias estruturais nos saguões que abrigam as quatro cabines dos elevadores, abrangendo desde implantação de sistema de climatização até nova pintura, iluminação, revestimentos das paredes e do piso, assim como soluções para otimizar o fluxo de passageiros. Além disso, toda a parte elétrica e mecânica do ascensor passará por manutenção.