JUBARTE

Cerca de 750 pessoas fizeram turismo de observação de baleias em Salvador

Foram 27 passeios com a identificação de 157 animais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 16:44

Baleia faz acrobacias no mar de Salvador
Baleia faz acrobacias no mar de Salvador Crédito: Projeto Baleia Jubarte/ Divulgação

Todos os anos as baleias jubartes lotam o litoral de Salvador em um verdadeiro carnaval fora de época, e as diversos saltos e acrobacias têm atraído a curiosidade dos turistas. Entre julho e outubro, cerca de 750 visitantes fizeram o turismo de observação desses animais, foram 27 passeios com 157 animais avistados. Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura e o projeto Baleia Jubarte firmaram uma parceria para impulsionar essa atividade.

Antes do evento começar, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e representantes do projeto inauguraram uma escultura de uma nadadeira, ao lado do Forte de Santa Maria, no Porto da Barra. A réplica é uma referência a balei jubarte Angola, registrada pela primeira vez no país africano, em 1998, e 21 anos depois vista nadando nas águas de Salvador. O objetivo é estimular o turismo de observação.

“Fiz uma provocação para a nossa equipe sobre a necessidade de potencializar esse que era mais um ativo da nossa cidade, principalmente porque nos meses de agosto e setembro a gente sabe da sazonalidade da baixa estação. Esse assunto nunca teve uma atenção tão especial por parte do poder público. A temporada foi de muito sucesso e tenho certeza que ano que vem será ainda melhor para o desenvolvimento do setor”, disse Bruno.

O gestor afirmou que o Município está estudando um local para a implantação de um museu dedicado às baleias. Já o coordenador do projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, contou que no período de 15 de julho a 15 de outubro, foram avistados 843 animais, sendo que 39 deles estavam dentro da Baía de Todos-os-Santos. Cerca de 55 mil visitantes estiveram no Farol da Barra neste período, onde foi instalado um ponto fixo de observação.

“Salvador tem um potencial enorme para esse turismo. Já vínhamos fazendo pesquisas na cidade desde o ano 2000. Para esta temporada, conseguimos alguns excelentes resultados, com turistas vindos de outros estados só para ver as baleias. Diferentes de outros locais do país e do mundo, aqui elas circulam muito próximo da costa”, ressaltou

Placas com informações sobre as jubartes foram instaladas em 13 praias de Salvador, como fonte de conhecimento e estímulo ao turismo de observação. Foram contemplados trechos da Boa Viagem, Porto da Barra, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alah, Boca do Rio, Pituaçu, Piatã, Itapuã e Stella Maris. As fotos dos animais foram tiradas nos respectivos bairros.