Coelba e PM removem mais de 100 'gatos' de energia em Barreiras

Energia recuperada poderia abastecer todo o município durante 15 dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2023 às 16:14

null Crédito: Divulgação

A Neoenergia Coelba e a Polícia Militar realizaram, nesta semana, uma megaoperação de combate aos "gatos" em Barreiras e nas proximidades. Durante a ação, mais de 100 fraudes de energia elétrica foram identificadas e removidas em estabelecimentos comerciais e fazendas. A distribuidora estima que foram recuperados mais de 10 milhões de quilowatts/hora, energia suficiente para abastecer aproximadamente 100 mil residências durante um mês ou a própria cidade de Barreiras durante 15 dias.

A operação contou com 14 profissionais da Neoenergia Coelba e seis policiais, que visitaram diversos pontos da cidade para verificar possíveis fraudes. Os locais foram definidos após mapeamento realizado pela central de inteligência da distribuidora, que identificou potenciais irregularidades na região Oeste do estado.

“Estas ações têm como foco, principalmente, a segurança da população. Ontem, na localidade conhecida como Prainha, por exemplo, encontramos uma ligação clandestina realizada debaixo do solo. Como este tipo de ligação não segue nenhum padrão, se o local alagasse poderia transmitir eletricidade e alguém ser eletrocutado”, destacou o gerente de Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

As fraudes foram encontradas em bares, restaurantes, centros de estética e fazendas da região. Na maioria dos casos, os fraudadores estavam adulterando os medidores, ou seja, não estava sendo contabilizada a energia consumida nas unidades. Por conta do crime, os proprietários pagarão multa e responderão a inquérito policial.

Crime e denúncias

A distribuidora reforçou que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia, na parte de Área do Cliente, Todos os Serviços, e no link Denúncia Irregularidade.