Concessionária inicia nova perfuração para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

Fase de sondagem foi iniciada há 20 dias, com a primeira perfuração do solo em Vera Cruz. Dessa vez, análise será no solo da capital baiana

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Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 18:41

null Crédito: Matheus Landim/GOVBA

A Concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica iniciou, nesta quarta-feira (21), a o serviço de sondagem na capital baiana. Essa é a segunda perfuração de sondagem em terra. A primeira ocorreu no dia 31 de janeiro no município de Vera Cruz e já foi concluída.

A perfuração para coleta de amostras do solo foi realizada em uma área próxima ao terminal do ferry boat. O local onde os fragmentos do solo foram retirados para análise em laboratório será o mesmo lugar da instalação dos pilar da ponte.

Após a finalização dessa sondagem em terra, começará a sondagem no mar. Prevista para iniciar no mês de março, nessa fase serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, com até 10 metros de profundidade.

Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho. A finalização de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.

“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, contou o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas.

Estrutura

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.