Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira 10 dicas para não cair em golpes digitais no Dia das Mães

Especialistas apresentam recomendações para driblar os riscos cibernéticos durante uma das principais datas do comércio

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 9 de maio de 2025 às 08:46

Imagem Edicase Brasil
Compras online  Crédito: Imagem: Kite_rin | Shutterstock

O Dia das Mães deve levar 133 milhões de consumidores às compras no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a Question Pro. Boa parte dessas compras ocorrem no ambiente online, o que faz crescer a ação de golpistas. A exposição intensa de dados pessoais e financeiros na internet atrai a atenção dos criminosos, que se aproveitam para aplicar fraudes e ataques virtuais.

Para ajudar os consumidores a fazer compras com mais segurança e evitar prejuízos, os especialistas da Tempest, empresa especializada em cibersegurança do grupo Embraer, reuniram 10 recomendações fundamentais para driblar os riscos cibernéticos durante esse período:

1. Use senhas fortes e exclusivas: crie combinações únicas com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Nunca reutilize senhas em diferentes sites.

2. Ative a autenticação em dois fatores (2FA): esse recurso adiciona uma camada de proteção extra contra acessos não autorizados.

3. Cuidado com ofertas boas demais para ser verdade: preços muito abaixo do mercado geralmente indicam fraudes. Desconfie de promoções milagrosas.

4. Verifique a reputação de lojas e vendedores: leia avaliações de outros consumidores para identificar possíveis problemas ou golpes.

5. Atenção aos sites acessados: confirme se a URL pertence realmente à loja desejada. Sites falsos podem ser idênticos aos originais.

6. Desconfie de mensagens suspeitas: se receber ofertas ou promoções por redes sociais ou WhatsApp, busque confirmação nos canais oficiais da marca.

7. Evite cair em armadilhas nos resultados do Google: anúncios fraudulentos podem parecer confiáveis. Muitos direcionam para contatos falsos no WhatsApp.

8. Prefira cartões virtuais para pagamentos: use cartões de crédito temporários gerados por aplicativos bancários para maior segurança.

9. Cheque com atenção boletos e transferências via PIX: confirme o nome ou CNPJ do destinatário antes de concluir o pagamento.

10. Identifique tentativas de phishing: erros ortográficos, excesso de pontuação ou e-mails impessoais são sinais comuns de golpes por e-mail.