Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Conheça o projeto para idosos que une atividade física e laços de amizade em Salvador

Aulas acontecem em três bairros e está com inscrições abertas

  • E
  • Emilly Oliveira

Publicado em 2 de novembro de 2023 às 06:30

Atividade física na terceira idade é bom para o corpo e mente
Atividade física na terceira idade é bom para corpo e mente Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Mais do que melhorar a mobilidade corporal e fortalecer a musculatura, a atividade física na terceira idade é sinônimo de autoestima e construção de afetos. É o que mostram as idosas e idosos que participam das aulas de educação física gratuitas do projeto Saúde da Melhor Idade, promovido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, por meio da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), com vagas abertas para pessoas acima de 60 anos em três bairros: Pituba, Santo Antônio Além do Carmo e Fazenda Grande do Retiro.

Após dois anos frequentando as aulas na praça do Parque Júlio César, na Pituba, Cristina Mello, 62 anos, aponta a integração com os vizinhos e as novas amizades como o principal benefício de fazer parte do grupo, que atualmente conta com 250 pessoas nos três bairros.

Cristina Mello está no grupo da Pituba há 2 anos
Cristina Mello está no grupo da Pituba há 2 anos Crédito: Marina Silva/ CORREIO

“Eu nem conhecia os meus vizinhos do prédio e hoje em dia eu conheço um monte de gente. A qualidade de vida melhorou muito nesse sentido, porque a gente vai envelhecendo e vai ficando mais difícil fazer novas amizades. O grupo facilita a construção de novas amizades e a prática da atividade física”, destaca Cristina.

Nas aulas, as alunas e alunos fazem exercícios de baixa intensidade, alongamento, caminhada e atividades de interação, como café da manhã e passeios. Os treinos na Pituba acontecem três vezes por semana (terça-feira, quinta-feira e sábado), durante uma hora por dia (das 7h30 às 8h30). O grupo da Fazenda Grande do Retiro se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, e o de Santo Antônio Além do Carmo, das 8h às 9h.

Foi nas ruas do Centro Antigo de Salvador que o projeto nasceu há 7 anos, segundo conta o coordenador da Cprev, James Azevedo. “Um pessoal já estava fazendo caminhada do posto ao Largo do Santo Antônio, então, resolvemos levar para eles, além da caminhada, a atividade física exclusivamente para o idoso, pensando na locomoção, com proposta de sair do sedentarismo e levar outras atividades para cuidar do psicológico”, conta James.

Além dos benefícios para a saúde mental, os efeitos positivos da rotina de exercícios aparecem no corpo de Cristina como um tratamento complementar aos problemas cardíacos. “Como minha cardiologista aconselha fazer atividade leve e eu não gosto de academia, ali é muito maravilhoso porque é ao ar livre, debaixo das árvores, ao som de passarinho, gente passando e a gente falando ‘olá, bom dia!’ [para quase todo mundo]”, conta Cristina.

Responsável por conduzir as aulas na Pituba, o guarda municipal e professor de educação física Daniel Vilas Boas acrescenta mais itens à lista de benefícios. “A parte social é realmente a mais importante, mas eu também observo as pessoas falando que, quando começaram a treinar, não conseguiam terminar os exercícios [propostos nas aulas] e que hoje conseguem. Coisas simples do dia a dia como levantar do vaso [sanitário] também não conseguiam fazer. Isso mostra que a atividade pode contemplar diversas áreas”, acrescenta Daniel.

Segundo Margarida Silva, diretora da ONG Reviver que coordena o projeto da Pituba em parceria com a prefeitura, o grupo é como uma família. “São idosos que ficavam em casa resmungando de doenças e hoje é uma família de 40 pessoas. O tempo todo eu recebo agradecimentos dos filhos desses idosos pela qualidade de vida que o projeto está proporcionando a eles”, diz Margarida.

Quem tiver interesse em participar deve se dirigir a um dos três locais de aula para realizar a inscrição, quando será solicitado que o idoso apresente um exame cardiovascular para comprovar que a atividade física é segura para ele, antes de iniciar as aulas. Tudo é acompanhado por um instrutor de primeiros socorros que fica disponível caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática.

Locais de treino

Santo Antônio Além do Carmo, no Largo do Santo Antônio

Fazenda Grande do Retiro, ao lado da sede da Guarda Civil Municipal de Salvador

Pituba, na praça do Parque Júlio César

Inscrição

Ter 60 anos ou mais

Carteira de identidade

Comprovante de residência

Resultado de exame médico

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo