Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Curso gratuito de costura industrial abre inscrições para moradores da região da Cidade Baixa

O projeto Ponto da Moda busca capacitar as pessoas para que possam atuar como operador polivalente do setor de Confecções

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2024 às 19:30

O curso acontece no bairro do Uruguai
O curso acontece no bairro do Uruguai Crédito: Paula Froes/CORREIO

Estão abertas até o dia 7 de junho as inscrições para mais uma edição do curso gratuito de costura industrial do Ponto da Moda. O projeto busca capacitar moradores da região da Cidade Baixa, em Salvador, para atuar como operador polivalente do setor de Confecções, desenvolvendo competências nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico e Modelagem.

Patrocinado pela Braskem e realizado pela Lavoro Brasil, as aulas acontecem no turno matutino ou vespertino no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai. Para concorrer a uma das 40 vagas disponíveis, os interessados devem ter mais de 18 anos, estar desempregado e ter uma renda familiar inferior a dois salários-mínimos, além de, preferencialmente, ser morador da região da Cidade Baixa.

O curso tem objetivo de ensinar o manuseio em diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, serão 350 horas, distribuídas em cinco módulos: Costura Industrial (Módulo Técnico-Específico), Desenho Técnico, Empreendedorismo, Sustentabilidade e o Projeto Final de Curso. Ao final das atividades, os alunos receberão um certificado.

As inscrições podem ser realizadas pelo link disponibilizado na página da Lavoro Brasil, no Instagram (@lavorobrasil). Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à página onde também será publicada a convocação para os testes de seleção. Essa etapa, que é eliminatória, ocorre de 10 a 14 de junho, na sede do projeto. A pontualidade durante a fase de testes, será um dos critérios de seleção. A divulgação dos aprovados ocorre entre os dias 17 e 21 de junho, e a matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 19 e 21 de junho, de forma presencial e com as comprovações a serem exigidas e divulgadas também na página da Lavoro Brasil, no Instagram. E quanto a aula inaugural do curso será realizada no dia 25 do mesmo mês.

"O projeto visa formar operadores polivalentes para o setor de confecção, com a possibilidade de, ao final do curso, esses profissionais estarem aptos a participar de processos seletivos em uma das fábricas de confecção de Salvador e Região Metropolitana ou para empreenderem, montando seus próprios negócios, já que também estarão capacitados para isso”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

O Ponto da Moda já formou 125 profissionais e tem o apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Arranjo Produtivo Local de Confecções da Bahia (APL Confec-BA), do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

Serviço

Projeto Ponto da Moda

O quê: curso de operador polivalente do setor de confecção

Inscrições: 3 a 7 de junho de 2024

Onde se inscrever: página da Lavoro Brasil, no Instagram (@lavorobrasil)