Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Defesa Civil emite alerta de risco para seis comunidades em Salvador

Em caso de emergência, população deve ligar para o 199

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 8 de maio de 2025 às 10:48

Salvador amanheceu sob forte chuva terça-feira (6)
Salvador amanheceu sob forte chuva terça-feira (6) Crédito: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu na manhã desta quinta-feira (8) um alerta de risco de deslizamento de terra para seis comunidades na capital baiana. São elas: Mamede, Irmã Dulce, Bosque Real, Olaria, Moscou e Creche. Em caso de emergência, a população deve acionar o 199.

O aviso acontece em meio às fortes chuvas que atingem a cidade. Mais cedo, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, já havia pedido atenção dos moradores de áreas de risco.

"[Com a chuva], o solo está encharcado, saturado e deslizamentos de terra começam a iniciar. As pessoas precisam estar atentas e se afastando de áreas de risco, por segurança", orientou.

Salvador amanheceu sob chuva e há registros de alagamentos, riscos de deslizamento e desabamento. No Alto do Coqueirinho, uma casa desabou sobre outra, mas não houve vítimas. 

“Ao chegar no local, me deparei com o penhasco todo destruído em cima de uma casa, onde mora uma família. Uma outra casa que cedeu um pedaço”, disse Nádia Pacheco, presidente da associação de moradores do local, Os moradores da casa de cima, um casal e pelo menos dois filhos, ajudaram os residentes da casa de baixo, um outro casal e três crianças, a saírem do local. “Até então, já temos praticamente certeza de que a casa não vai servir mais para nada”, disse.

Um plantonista do local faz a vistoria da área para ter mais segurança nos dados e os moradores foram notificados para deixar o local. Outros órgãos foram acionados para demolir partes soltas.

A previsão de tempo chuvoso em Salvador deve se estender na próxima semana por causa da chegada de uma nova frente fria. O fenômeno pode causar temporais, raios e ventos fortes.