Depois do calor, a chuva forte: entenda a mudança de tempo em Salvador

Pancadas fortes de chuva continuarão a atingir a cidade até domingo (7)

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 3 de abril de 2024 às 05:15

Chuva em Salvador
Chuva em Salvador Crédito: Leitor CORREIO

De repente, uma madrugada de chuva altera o cenário de Salvador. O céu azul dá lugar às nuvens grandes e cinzentas. Alguns bairros da capital baiana acumularam o equivalente a 100 milímetros na terça-feira (2), o que provocou alagamentos e deslizamentos de terra. A previsão é de chuvas fortes e isoladas até domingo. O sol deve voltar a reinar na cidade a partir da semana que vem.

A instabilidade climática é resultado da mistura do calor e da umidade, como explica o meteorologista Aldírio Almeida, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “As altas temperaturas, somadas ao aporte de umidade vinda do oceano, contribuíram para a formação de nuvens mais carregadas e com descargas atmosféricas”, diz.

As nuvens, do tipo cumulonimbus, são grandes o suficiente para que correntes atmosféricas circulem dentro delas. É o que causa raios, trovões e até granizo, em alguns casos. Nas redes sociais, os soteropolitanos comentaram a incidência dos trovões durante a madrugada.

A previsão é de menos chuva na quarta-feira (3), mas a instabilidade deve permanecer até o domingo (7). No fim de semana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. No sábado e domingo a possibilidade de chuva é de 90%.

“O tempo não deve ficar completamente fechado, mas com períodos de possibilidade de chuvas. Essas pancadas isoladas ainda são bem características do verão”, completa o meteorologista.