'É um absurdo Jerônimo comparar a violência na Bahia à da Europa', diz ACM Neto

O petista baiano disse que o avanço das facções criminosas é um “movimento internacional”, que ocorre também na Europa

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2024 às 05:00

Vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto
Vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto Crédito: Marina Silva/Correio

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, condenou, nesta segunda-feira (20), a comparação feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O petista baiano disse que o avanço das facções criminosas é um “movimento internacional”, que ocorre também na Europa, e não apenas na Bahia.

"Mais uma vez o governador Jerônimo Rodrigues se esquiva da responsabilidade. E, agora, chega ao absurdo de comparar a situação da violência na Bahia à violência na Europa, por onde andou nos últimos dias. Mas aqui ficam algumas perguntas ao governador Jerônimo Rodrigues: em que país da Europa existem 54 mil assassinatos todo ano? Qual o país europeu onde 15 pessoas morrem todo dia vítimas de homicídio? Qual o lugar da Europa onde moradores e comerciantes são obrigados a pagar mensalidade para as facções criminosas que dominam o território? Definitivamente, governador, a nossa realidade é totalmente diferente da realidade da Europa”, declarou ACM Neto.

O ex-prefeito de Salvador disse ainda que, na Bélgica, onde Jerônimo Rodrigues estava na semana passada, morre 1 pessoa a cada 100 mil habitantes. Já na Bahia a média é de 34 pessoas a cada 100 mil habitantes. “Infelizmente, a Bahia, pelo quinto ano consecutivo, ocupa o primeiro lugar de todo o Brasil em número de homicídios. Os nossos números são praticamente iguais aos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro somados, que são mais populosos que os nossos”, ressaltou.

ACM Neto afirmou também que o governador deve se “inspirar nos melhores exemplos” quando viajar para a Europa.