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Carmen Vasconcelos
Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 23:41
- Atualizado há 2 anos
São 20 produtos de cosméticos naturais voltados para a pele no portfólio e, até o início do próximo ano, dois novos vão integrar a linha de cuidados com os cabelos. Enquanto muitas empresas amargaram com a pandemia, essa empresária viu o negócio crescer, especialmente no interior da Bahia, com a presença de representantes em diversas cidades. >
Nas proximidades do Natal, a empresa tem investido em ma campanha que incentiva os consumidores a tomarem cuidado consigo e com as pessoas amada com presentes naturais, livres de substâncias que agridem o corpo ou o meio ambiente.>
Estudante de engenharia química, Fernanda Brito, de apenas 24 anos, é a criadora da empresa de cosméticos naturais Bioescolha (@bioescolhacosmeticos). Apesar da pouca idade, a empreendedora tem planos ambiciosos e pretende expandir seu negócio para outras regiões de Brasil e para fora do país. Fernanda foi a convidada de Flávia Paixão na live Empregos e Soluções, dessa quarta-feira, no perfil do Jornal Correio (@correio24horas), no Instagram. Fernanda Brito foi a convidada de Flávia para falar de empreendedorismo e sustentabilidade em uma época em que os consumidores estão mais exigentes e atentos (Foto: Reprodução) Durante a live, a jovem empresária fez questão de desmistificar crenças como aquelas que dizem que ter o próprio negócio é sinônimo de ficar rico e ter mais tempo livre. “Na verdade, empreender vai exigir de você muita dedicação, afinal se não fizer, ninguém fará. Já o dinheiro não chegará tão rápido assim”, contou, ressaltando que dentro da empresa ela é responsável pela produção, o atendimento, a produção de conteúdos nas redes sociais, o financeiro e a logística de distribuição. Essa última parte, inclusive, foi descrita por Fernanda como um dos maiores desafios do empreendimento junto com o gerenciamento de estoque.>
Superações>
“Nunca fui excepcional em matemática no curso de engenhara e também não era na forma de me comunicar, mas precisei aprender e superar minhas limitações, me tornando blogueira da minha própria marca, pois isso empresta credibilidade junto aos clientes”, ensinou.>
Fernanda também ressaltou que quem está empreendendo precisa analisar com muito cuidado as estratégias nas redes sociais, pois curtida não é sinônimo de boas vendas.“Influencer também não é vendedor, então é preciso estar muito atento antes de contratar um influenciador, é preciso saber se o perfil dele tem relação com o seu produto, se o estilo de vida é compatível com a proposta presente no seu negócio, pois do contrário, é jogar dinheiro fora”, ensina.Outra dica fundamental dada por Fernanda e reforçada por Flávia Paixão é a atenção ao cliente. Segundo a criadora da Bioescolha, a maioria dos produtos são feitos a partir da demanda da clientela e o retorno deles sobre o uso e a eficácia são fundamentais para a marca. “Apesar dos retornos serem sempre positivos, estamos muito atentas ao que pode ser aprimorado, aquilo que pode ser feito de uma melhor forma”, completa. A jovem empresária lembra que o negócio surgiu do seu interesse por cosméticos e por ter percebido a oportunidade de trabalhar com produtos naturais (Foto: Reprodução) Para quem quer começar o próprio negócio, a empresária aconselha: estude, batalhe e persevere. “Se puder contar com a experiência de alguém, vale a pena ouvir as dicas e não se deixar abater por comentários maldosos fantasiados de críticas construtivas”, finalizou. >
A live Empregos e Soluções do Correio é realizada todas às quartas-feiras, às 18 horas, na página do Jornal Correio (@correio24horas), no Instagram.>