Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Estudantes da Uefs se manifestam contra professor suspeito de assédio sexual

Mobilização ocorreu no Módulo I da Universidade, nesta segunda (11)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2023 às 21:02

Estudantes fecharam o acesso ao Departamento de Ciências Biológicas
Estudantes fecharam o acesso ao Departamento de Ciências Biológicas Crédito: Reprodução/Redes sociais

Estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (11), em frente ao Módulo I da Universidade, em uma manifestação pelo afastamento de um professor suspeito de cometer assédio sexual contra uma estudante. A mobilização teve início às 7h e foi encerrada por volta de 12h.

De acordo com um estudante do departamento, que preferiu não ser identificado, o assédio acontecia dentro da instituição, a partir de incitações de cunhos sexuais pelo professor com as alunas em sala de aula.

Cartazes nas paredes do Departamento de Ciências Biológicas
Cartazes nas paredes do Departamento de Ciências Biológicas Crédito: Reprodução/Redes sociais

“O objetivo da manifestação foi tentar mostrar as coisas que estavam acontecendo dentro da sala de aula desse professor e tomar medidas cabíveis. Esperamos que a justiça seja feita e que sirva de exemplo para outros discentes denunciarem qualquer tipo de violação que estejam sofrendo dentro da universidade”, disse o estudante.

Procurada, a UEFS afirmou, em nota, que a comissão de sindicância, inquérito administrativo que precede ao processo administrativo disciplinar, de natureza cautelar enquanto apura-se irregularidades eventualmente existentes, já foi designada.

Segundo a instituição, aguardam apenas a publicação desta no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE), exigência legal que a universidade tem o dever de cumprir e, após a conclusão da sindicância, podem indicar a necessidade de afastamento do docente enquanto tramita o Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

“Porém, paralelamente ao que rege a lei, a gestão está em constante escuta, diálogo e acolhimento de estudantes e suas representações, professores, diretores de departamentos, colegiados, servidores e sindicatos, pois entende serem estes movimentos essenciais de uma gestão que prioriza as pessoas. Desde que teve conhecimento desta e de outras denúncias, a Uefs cumpriu o seu papel de determinar a apuração imediata dos fatos, sendo esta atitude contínua”, acrescenta.

Na nota, a UEFS reitera ainda a importância da formalização de denúncias de qualquer natureza aos colegiados, departamentos, Ouvidoria e demais setores, para que se possa apurar com a máxima celeridade todo tipo de violências e ilicitudes que possam ocorrer na universidade.

“A construção de um ambiente acadêmico que respeite e fomente as igualdades e também as diversidades é uma prioridade desta gestão. Todos os mecanismos legais e administrativos serão utilizados para combater e eliminar a violência, os preconceitos e o ódio dentro e fora desta universidade”, completa.