ANIMAIS

Feira de Santana tem quarto caso de raiva em morcego registrado em 2024

O CCZ promoverá intensificação da vacinação em cães e gatos ao longo da semana

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2024 às 18:50

O CCZ promoverá intensificação da vacinação em cães e gatos ao longo da semana Crédito: Thiago Paixão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou, nesta segunda-feira (1º), o quarto caso de raiva em morcego em 2024. O animal foi encontrado na avenida Sampaio, no centro da cidade. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local e realizou as ações preventivas de proteção.

Para garantir a segurança das pessoas e animais, o CCZ promoverá intensificação da vacinação em cães e gatos ao longo da semana. Até a próxima sexta-feira (5), a imunização estará disponível nos bairros Gabriela, Liberdade e Cidade Nova, das 9h às 14h. 

A vacina é direcionada para animais saudáveis a partir dos três meses de idade. É recomendado que os donos transportem os pets de maneira segura: os gatos em caixas apropriadas, enquanto os cães devem estar em coleiras ou correntes.

Confira o cronograma da vacinação

01/04 - PSF Gabriela III

02/04 - PSF Liberdade

03/04 - UBS CSU e vacinação a domicílio na Cidade Nova

04/04 - Igreja Nossa Senhora das Graças e vacinação a domicílio na Cidade Nova

05/04 - Igreja Cidade Nova e vacinação a domicílio

Combate à doença

Caso um morcego morto seja encontrado, a população é orientada a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos devem ser encaminhados para o setor da antirrábica para acompanhamento.