CONSCIENTIZAÇÃO

Fundação Hospitalar divulga dados do CMPC no Dia Mundial de Combate ao Câncer

A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 19:40

A Prefeitura Municipal divulgou dados dos atendimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC)
A Prefeitura Municipal divulgou dados dos atendimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC) Crédito: Divulgação

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Hospitalar (FHFS), divulgou nesta segunda-feira (5) dados dos atendimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC). A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, incentivar a prevenção e possibilitar o acesso ao tratamento adequado. A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

De acordo com a presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o CMPC é responsável por prestar atendimento especializado com exames de pequena e média complexidade para pacientes nas áreas de urologia, ginecologia e oncologia. A unidade também oferece encaminhamento especializado para pacientes com diagnóstico positivo para o câncer.

As ações de prevenção e diagnóstico do câncer são intensificadas nos meses de outubro e novembro, durante as campanhas "Outubro Rosa" e "Novembro Azul". "A cada ano, avançamos com investimentos na reforma da unidade, na oferta de mais especialidades médicas e na ampliação do número de vagas. Isso contribui para a redução da fila de espera por atendimento", destaca Gilberte Lucas.

Aumento da detecção do câncer em 2023

A diretora do CMPC, Kênia Lasse, ressalta a importância dos dados apresentados pela Fundação Hospitalar para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e chamar a atenção para o aumento da detecção da doença em 2023, em comparação ao ano de 2022.

Em uma década, o CMPC realizou 386.226 mil atendimentos, entre consultas e exames. Somente no ano passado, foram realizados 57.583 procedimentos no CMPC.

"Embora tenhamos campanhas frequentes, os homens ainda são as maiores vítimas das metástases, quando o câncer já está em estágio avançado. Isso nos preocupa e reforça a necessidade de ações de conscientização específicas para o público masculino", frisa Kênia Lasse.

De janeiro a novembro de 2023, foram identificados 255 casos de câncer positivo, 33 casos a mais do que em 2022, quando foram diagnosticados 222 casos.

Casos positivos de câncer em 2023:

Próstata: 143 casos

Mama: 63 casos

Útero: 39 casos

Tireoide: 10 casos

Casos positivos de câncer em 2022:

Mama: 74 casos

Próstata: 114 casos

Pele: 2 casos

Útero: 36 casos

Tireoide: 2 casos

Esôfago: 1 caso