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Priscila Natividade
Publicado em 2 de abril de 2018 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
As áreas de Administração, Comercial e Vendas, Financeira, Saúde e Telemarketing têm, hoje, o maior volume de ofertas de emprego na Bahia, segundo um levantamento feito com exclusividade pela Catho - site de intermediação de mão de obra - para o CORREIO. O ranking das dez carreiras com mais vagas efetivas cadastradas na plataforma inclui, ainda, Tecnologia da Informação (TI), Educação, Engenharia, Suprimentos/Logística e Hotelaria e Turismo. >
Ao todo, as dez áreas somam 22.250 vagas abertas, com média de remuneração entre R$ 4.432,44, para cargos de Engenharia, e R$ 1.362,79 para profissionais de Telemarketing. “No geral, quando essas dez áreas estão aquecidas, o cenário é animador para a retomada da economia. Os números estão melhorando de uma maneira mais efetiva”, avalia a psicóloga e assessora de Carreira da Catho, Elen Souza. Área Quantidade de vagas Remuneração média (BA) Administração 11.069 R$ 2.409,07 Comercial e Vendas 7.625 R$ 2.670,09 Financeira 923 R$ 3.099,92 Saúde 804 R$ 3.593,56 Telemarketing 704 R$ 1.362,79 TI 589 R$ 3.136,81 Educação 538 R$ 3.532,81 Engenharia 351 R$ 4.432,44 Suprimentos/ Logística 315 R$ 2.413,04 Hotelaria e Turismo 200 R$ 1.927,53 A média salarial de um administrador na Bahia chega a R$ 2.409,07. “É uma área que ramifica muito bem. As maiores oportunidades estão no campo das rotinas financeiras, comerciais, recursos humanos. São as áreas administrativas com maior oferta”, acrescenta. >
A área de Engenharia tem o melhor salário, com remuneração em torno de R$ 4.432,44. No entanto, o profissional com mais dificuldade de contratação é o de TI. A média de remuneração fica em R$ 3.136,81. “No geral, os profissionais de tecnologia são os mais difíceis porque demandam uma qualificação que atenda ao que a vaga está pedindo, e muitas vezes o recrutador não encontra o que realmente precisa para a execução da atividade”. >
É aí que entra a importância de deixar muito claro no currículo as competências técnicas e pessoais que o profissional possui. “Às vezes tem a vaga, mas falta esta qualificação ou ela não está descrita como deve no currículo. Isso é um ponto de alerta. O profissional tem que se vender bem”, diz Elen.>
Há vagas>
Formada há oito meses, a administradora Mariana Garcez pulou da sala de aula direto para o escritório de uma multinacional. “Minha inserção foi automática. Estagiava e fui contratada pela mesma empresa logo que me formei. Não tive dificuldade na área para encontrar emprego e há varias possibilidades de carreira. Esses foram os principais motivos que me levaram a optar pelo curso de Administração”, afirma.>
Dentro da Administração, ela buscou a área de suprimentos. Apostou também no inglês fluente, assim como na experiência de diretora de projetos da Empresa Júnior quando ainda cursava a graduação. “O profissional de Administração tem que ser muito dinâmico e atento às mudanças para não deixar que as empresas fiquem para trás. É buscar sempre algo em inovação”. >
Seu próximo passo é um curso de especialização. “Em se tratando de uma multinacional, ter essa bagagem contribui muito. Dentro da empresa existe essa possibilidade de crescimento na carreira e a qualificação constante só tem a agregar”, pontua.>
Como encontrar>
Para a coordenadora de Recursos Humanos da Luandre Consultoria em RH, Carolina Silva, qualificação e experiência são sempre muito bem-vindas ao currículo. “O candidato que descreve em primeiro lugar seu objetivo, onde e como quer atuar sai na frente. É importante também estar focado, não adianta sair atirando para todo lado nem para todo tipo de vaga”, diz. >
Na hora de encontrar essas oportunidades, vale eleger sites de anúncios de emprego confiáveis, sejam eles pagos ou gratuitos, fazer uma busca minuciosa e cadastrar os currículos de acordo com a descrição da vaga publicada pela empresa. “Só não minta informações para incrementar o currículo porque no encontro presencial com recrutador, provavelmente ele vai identificar essas inconsistências”, recomenda Carolina.>
Outra dica é colocar as redes sociais no radar de busca e ativar a rede de contatos, como aconselha a especialista: “O LinkedIn é uma das mais conhecidas redes para encontrar e divulgar trabalho. Hoje em dia também é possível achar vagas pelo Facebook, onde você pode participar de grupos relacionados à sua área, e mesmo pelo Instagram, em que algumas empresas postam vagas”, completa Carolina. >
PARA SAIR NA FRENTE>
Currículo O bom currículo é aquele em que o candidato determina, em primeiro lugar, seu objetivo, onde e como quer atuar. Depois é importante destacar suas habilidades e acrescentar as principais experiências na área. >
Habilidades e competências É importante ser objetivo, mas sem deixar de valorizar no currículo as características profissionais que estão adequadas à vaga. Na hora de postar o currículo em uma plataforma de emprego, leia atentamente a descrição da vaga. >
Foco Não adianta sair atirando para todo lado, postando um currículo genérico. Mais uma vez é necessário estar atento ao que o recrutador pede na descrição da vaga e adequar o currículo a isso. Mentir para incrementar o currículo também não é recomendado porque na dinâmica ou na entrevista presencial o recrutador costuma perceber inconsistências.>
Encontre sua vaga Você pode eleger uma série de sites confiáveis para cadastrar seu currículo. As redes sociais também podem ser um bom caminho. O LinkedIn é uma das ferramentas mais conhecidas para encontrar e divulgar seu trabalho. No entanto, é importante ficar atento ao que surge e manter seu currículo sempre atualizado. Outra dica é participar de grupos relacionados à sua área no Facebook, seguir empresas e recrutadoras no Instagram.>
Network É bom sempre movimentar o network de amigos e ex-colegas de trabalho, assim como profissionais conhecidos que atuam na mesma área que você. Por que não mandar um inbox, um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp para saber se ele ou ela sabem de alguma vaga com seu perfil? >