SUBÚRBIO

Impasse do VLT deve ser resolvido nesta semana

Segundo a secretária Jusmari Oliveira, uma reunião para resolver a situação do modal foi marcada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2023 às 11:46

Obras do VLT não avançam
Obras do VLT não avançam Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O impasse que envolve o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio deve ser resolvido ainda nesta semana, segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira. Uma reunião entre governo e as empresas que venceram a licitação para construir o modal está marcada.

"Estamos numa discussão muito séria com a empresa que venceu a licitação do VLT, que teve as suas complicações devido à pandemia e vamos ter um desfecho até essa semana", garantiu a secretária, durante o lançamento do edital de licitação para as obras de duplicação da Via Barradão, nesta segunda-feira (24).

Segundo ela, na reunião será decidido se haverá rompimento do contrato ou não. A previsão do do funcionamento do VLT é o segundo semestre de 2024. Até o momento, foram realizados serviços preliminares, como topografia, sondagens, implantação de canteiros e elaboração de projetos executivos.

A construção do VLT será realizada por meio de um consórcio na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), entre o Governo da Bahia e a BYD. A Skyrail Bahia será a responsável pela implantação, operação e manutenção do modal, que transportará 172 mil pessoas por dia.

*com informações do repórter Gil Santos