Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mais de 7 toneladas de fios clandestinos são retiradas de postes na Bahia em cinco dias

Bom Jesus da Lapa e Salvador lideraram quantidade de fios removidos

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 20 de abril de 2025 às 09:45

Sexta fase da Operação Gatonet Crédito: Divulgação/Neoenergia Coelba

Uma nova fase da Operação Gatonet removeu 7,3 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados de maneira irregular nos postes da Neoenergia Coelba. A ação, que foi realizada em cinco dias, ocorreu nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e no bairro de Itapuã, em Salvador.

A cidade em que foi removida a maior quantidade de cabos foi Bom Jesus da Lapa, com 2,1 toneladas. Em seguida, vieram Salvador (1,65 t), Ilhéus (1,42 t), Itabuna (1,29 t) e Barreiras (0,84 t). Na operação, a distribuidora também removeu cerca de 300 caixas de telecomunicações que estavam fora do padrão. Esses equipamentos são uma das principais causas de chamas em fiação.

“Nossos profissionais inspecionaram mais de 300 postes em cinco dias de operação. É um trabalho incansável para tentar minimizar o impacto dessas empresas irregulares à população. Temos mantido equipes atuando exclusivamente neste tipo de serviço, mas precisamos que a população também nos apoie e não contratem operadoras gatonet”, explicou o gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Para combater ocupações clandestinas de telefonia e internet, a distribuidora recomenda que a população ajude ao não contratar o serviço de empresas que não possuem contrato para o compartilhamento de postes. É possível verificar a lista completa dos provedores autorizados neste site.

O que é gatonet?

O Gatonet são as empresas que não possuem contrato para o compartilhamento de postes, ou seja, não passam pelos critérios técnicos e de segurança e instalam os fios à revelia. Essas empresas causam os emaranhados de fios nas cidades, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.