Marido de cantora Sara Mariano é agredido em saída tumultuada de fórum

Juiz manteve prisão; na saída, Ederlan teve seu cabelo puxado e a viatura perseguida por moradores

  • M
  • Matheus Lens

Publicado em 31 de outubro de 2023 às 13:02

Ederlan foi hostilizado e agredido ao deixar fórum
Ederlan foi hostilizado e agredido ao deixar fórum Crédito: Reprodução

Ederlan Mariano, apontado como mandante da morte da esposa Sara Mariano, passou por uma audiência de custódia na manhã desta terça-feira (31), no Fórum de Dias D’Ávila. Ao chegar no local, Ederlan foi hostilizado por populares que se reuniram na frente do Fórum para pedir justiça pela cantora. Na saída, Ederlan teve seu cabelo puxado e teve a viatura perseguida por moradores.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da confusão na chegada e saída de Ederlan ao Fórum, localizado em Dias D’Ávila, região onde o corpo de Sara foi encontrado carbonizado. Em uma das imagens, é possível ver a população gritando o homem de 'assassino' e 'sangue frio'. Em outro vídeo é possível ver a população tentando linchar Ederlan, enquanto ele saía do Fórum a caminho da viatura, indo para o o presídio. Em um momento, uma mulher chega a cair no chão ao tentar puxar o cabelo do acusado.

De acordo com Marcus Rodrigues, advogado da família de Sara, a mãe e a irmã das vítimas vão prestar depoimento hoje para a Polícia Civil. Marcos também confirmou que o juiz manteve a prisão de Ederlan.

O advogado Otto Lopes, responsável pela defesa de Ederlan, informou que só comentaria as decisões do dia no final da tarde.

Quem era Sara Mariano

Encontrada morta e carbonizada na tarde da última sexta-feira (27), Sara Mariano, tinha 35 anos, era pastora na Igreja Assembleia de Deus e cantora gospel, além de mãe de uma filha de 11 anos. Ela era ativa nas redes sociais, onde produzia vídeos para a TV Shalom, um perfil de Ederlan que acumulava 150 mil seguidores no Instagram e mais de 250 mil inscritos no YouTube, com vídeos voltados para o público evangélico.

Sozinha, Sara tinha cerca de 146 mil seguidores nas redes sociais. Por lá, compartilhou 268 postagens com apresentações e pregações em igrejas evangélicas de Salvador e da Região Metropolitana (RMS). A maioria das publicações feitas por ela eram realizadas em parceria com a TV Shalom. Quando não fazia postagens em conjunto com o perfil de Ederlan, sempre o marcava na imagem ou nas descrições do vídeo.

Sara Mariano, cantora gospel
Sara Mariano, cantora gospel Crédito: Reprodução/Instagram

São poucas as publicações da página com Ederlan, mas as que existem foram postadas em tom de declaração. Nos comentários das fotos publicadas, pessoas duvidam que os posts tenham sido de autoria da pastora. "Ele é quem postava e escrevia tudo isso. Pensa que a gente não sabe", comenta uma usuária.

Natural do Ceará, Sara se mudou para Salvador para viver com o marido. Dolores Correia, mãe de Sara, foi ouvida pela reportagem e contou como ela conheceu Ederlan. "Estava noiva de outro rapaz em Fortaleza, mas decidiu que não queria mais ficar com ele. Esse rapaz chorou lá em casa quando ela disse isso há mais de 13 anos. Conheceu Ederlan na Internet e pagou passagem de avião para ele ir para lá. Eu nunca aprovei, disse que ele tinha voz de monstro quando ouvi o áudio de uma das mensagens", fala.

Sara e Ederlan eram casados há 13 anos. Atualmente, os dois e a filha moravam no bairro de Valéria, em Salvador. Pastora em uma igreja na Estrada das Barreiras, local que eles frequentavam há cerca de sete anos, Luciene Silva, 56 anos, conta que o casal aparentava ter uma relação tranquila. "Pelo que a gente via, eles viviam muito bem, mas já faz muito tempo dessa convivência conosco", lembra.

Ainda de acordo com o relato da pastora Luciene Silva, foi naquela época que Sara começou a se soltar através da música. Na igreja, ela lançou seu primeiro disco e encontrou na música uma paixão. Sua rotina nos últimos anos era dividida entre os cultos na igreja, ensaios e canto, cuidados com a filha e o marido, gravação de vídeos para a internet, academia e cuidados com a casa.

Crime

A cantora gospel e pastora Sara Mariano desapareceu na terça-feira (24) quando saiu de casa no bairro de Valéria, em Salvador, para seguir rumo a um evento religioso em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A denúncia foi feita pelo marido dela, Ederlan Mariano.

Segundo Ederlan, Sara tinha costume de participar de vários eventos religiosos e na noite de terça um carro foi buscá-la para levá-la até o encontro do qual ela participaria. Mais tarde, ele tentou falar com a esposa e não conseguiu. Ele não tem mais detalhes sobre se ela chegou a partir do evento.

Ederlan chegou a ir até o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar queixa na manhã de quinta-feira (26). Ele afirmou que conseguiu imagens de comércios próximos que mostram a esposa entrando no carro exatamente às 21h27.

"Grande parte das agendas ela faz sozinha, a viagem, às vezes vai com nossa filha, comigo", disse. "O carro foi buscar ela. Nós não temos veículo, sempre vem alguém buscar", acrescentou.

Um amigo da família disse à imprensa em frente à delegacia que Ederlan informou do desaparecimento de Sara ontem na madrugada. "Desde a madrugada estamos eu e amigos da igreja tentando ajudar ele. Fomos no HGE, no Nina (IML)", disse ele, resumindo as buscas. "O que a gente tem é uma imagem do carro que tinha pegado ela, um modelo Nissan. Ela entra nesse carro", explica. "A igreja ele não sabe qual é... A pessoa que contratou ele não sabe. A igreja seria em Dias D'Ávila".

Sara tinha algo para falar

A mãe da pastora gospel Sara Mariano utilizou as redes sociais para pedir ajuda para localizar sua filha e também revelou que Sara tinha algo sério para contar.

Em um vídeo publicado por Soraya Correia, irmã de Sara, a mãe relata que um dia antes do desaparecimento, Sara havia dito que precisava contar algo sério. "Estou muito aflita porque minha filha está sumida desde de terça, ela falou segunda comigo e disse que ia me falar algo muito sério, e até hoje não me deu mais resposta", diz.

Em outro trecho do vídeo, a mãe da cantora também diz achar estranho o depoimento prestado pelo marido de Sara, em afirmar não ter conhecimento do local do evento em que a cantora participaria. "Vim saber por minha filha, que disse que o esposo dela disse que ela tinha sumido, ido para um evento e não voltou mais. Eu fico preocupada, sem saber e sem acreditar em uma coisa dessa, como um marido não sabe o nome da igreja que a esposa foi, não sabe o nome da igreja? Agora todo mundo está desesperado sem saber o que aconteceu", desabafou.

Corpo encontrado

O corpo de Sara Mariano foi encontrado carbonizado às margens da BA 093, na altura de Dias D’Ávila, na tarde desta sexta-feira (27). O marido reconheceu os restos mortais da vítima.

Como o corpo estava carbonizado e irreconhecível, a suposta identificação só foi possível inicialmente graças aos objetos encontrados ao lado da vítima, apontados como de Sara.

No mesmo dia, Ederlan foi preso. Inicialmente, foi divulgado que ele confessou o crime, mas a defesa nega. Ele alega ser inocente.