Microempreendedores baianos são premiados por suas histórias de sucesso

Entre os nove premiados estão produtores de café da Chapada Diamantina, uma proprietária de um salão de beleza no Recôncavo e um produtor de bovinos do Centro Sul baiano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 22:39

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (13) no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador, nove microempreendedores baianos foram contemplados com o XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VIII Prêmio da Agricultura Familiar. Eles se destacaram ao longo de 2023 na condução dos negócios e transformaram as realidades de suas famílias e comunidades com o apoio do BNB.

Os vencedores foram eleitos por duas comissões julgadoras com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

Para o setor urbano, a comissão foi formada por representantes do Sebrae Bahia e secretarias de trabalho, emprego, renda e esporte do Governo da Bahia e do município de Lauro de Freitas. Já para o setor rural, a Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Bahiater/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar da Bahia (Fetag/BA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) compuseram a comissão.

A relevância dos agricultores familiares e microempreendedores urbanos e rurais para a economia e desenvolvimento da região Nordeste foi exaltada pelo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito urbano, Crediamigo:

Produção e Comercialização: Rejane Cardoso Pereira Borges, de Cruz das Almas

Empreendedorismo Sustentável: Simônia Sena da Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Rita da Silva, de Salvador

Clientes premiadas pelo programa de microcrédito rural, Agroamigo:

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: José Renato Rodrigues Alves, de Piatã

Inovação e Tecnologia: Raquel dos Santos Almeida, de Mundo Novo

Sustentabilidade: Juscelino Santana do Nascimento, de Jeremoabo

Clientes premiadas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf):

Empreendedorismo na Agricultura Familiar: Aroldo Santana Silva, de Irecê

Inovação e Tecnologia: Edilson Fernandes de Oliveira, de Itapetinga

Sustentabilidade: Ciro Barbosa Aguiar, de Andaraí