Moradores participam de simulação da Defesa Civil de Salvador

Treinamento é para reduzir danos e preservar vidas em áreas de risco em épocas de chuva

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 15:05

Agente da Codesal durante simulação
Agente da Codesal durante simulação Crédito: Ascom/Codesal

Moradores das comunidades de Mangabeira, em Cajazeiras VIII, e Irmã Dulce, em Cajazeiras VII, participaram de simulados de evacuação para áreas de risco, na manhã deste sábado (24). A ação foi realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atividade começou às 9h no instante em que foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme.

O objetivo é reduzir danos e a preservar vidas em comunidades localizadas em áreas onde é grande a possibilidade de acidentes como deslizamentos de terra e desabamentos. Os moradores seguiram por rotas de fuga até os pontos de acolhimento nas Escolas Municipais Ricardo Pereira e Irmã Dulce, onde estavam instalados os locais de apoio da operação. É esse caminho que eles devem seguir quando as sirenes forem acionadas.

O simulado contou com a participação de profissionais da Defesa Civil de Salvador, coordenados por Lívia Melo e Ian Breno, além das secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Educação (Smed). Participaram também voluntários de diferentes áreas, a exemplo de Cajazeiras, Imbui, de Itaparica e Castelo Branco.