Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

MPT apura irregularidades trabalhistas em condomínio de Guarajuba

Falhas envolvem a empresa Pithon Raynal Consultoria

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 09:24

Praia de Guarajuba
Praia de Guarajuba Crédito: José Carlos Almeida

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia apura uma série de irregularidades trabalhistas que teriam ocorrido no Condomínio Guarajuba Garden, localizado em Camaçari, na Grande Salvador. As falhas envolvem a empresa Pithon Raynal Consultoria.

De acordo com o MPT, a situação de trabalho envolve um adolescente que teria sofrido uma série de prejuízos a seus direitos trabalhistas, além de estar em situação de trabalho irregular. Também surgiram alegações de trabalho análogo à escravidão.

Há uma ação judicial movida na Justiça do Trabalho em nome do adolescente, representada por uma advogada. Por envolver pessoa vulnerável, o MPT entrou no caso para acompanhar este processo e abriu um procedimento interno para apurar a situação.

A petição inicial da ação é de março. Há uma audiência agendada para este mês. Em nota, a Associação Civil dos Moradores do Condomínio Guarajuba Garden e a Phiton Raynal Consultoria repudiaram as acusações e disseram que a denúncia não condiz com o que de fato aconteceu. “A Associação e a Consultoria primam pelo absoluto respeito aos direitos humanos, com especial atenção à integridade, dignidade e segurança de todos os trabalhadores envolvidos nas obras sob sua responsabilidade”, diz trecho da nota.

Guarajuba é uma das praias mais procuradas por Reprodução

Nota na íntegra:

Em relação à denúncia recentemente veiculada sobre supostas práticas de trabalho análogo à escravidão, a ASSOCIAÇÃO CIVIL DOS MORADORES DO CONDOMÍNIO GUARAJUBA GARDEN e a PHITON RAYNAL CONSULTORIA vêm a público repudiar veementemente tais acusações, que não condizem com a realidade dos fatos nem com os princípios que norteiam suas atividades.

A Associação e a Consultoria primam pelo absoluto respeito aos direitos humanos, com especial atenção à integridade, dignidade e segurança de todos os trabalhadores envolvidos nas obras sob sua responsabilidade.

Esclarecemos que Reclamações Trabalhistas encontram-se em tramitação regular, sem que até o momento haja qualquer notificação formal de instauração de procedimento investigativo por parte do Ministério Público do Trabalho ou da Delegacia Regional do Trabalho.

Ainda assim, nos colocamos inteiramente à disposição das autoridades competentes, para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, com total transparência e confiança na legalidade dos processos e contratos firmados.

A ASSOCIAÇÃO CIVIL DOS MORADORES DO CONDOMÍNIO GUARAJUBA GARDEN e a PHITON RAYNAL CONSULTORIA continuarão adotando todas as medidas cabíveis para proteger sua reputação institucional, inclusive por meio das vias judiciais, caso se confirme a divulgação de informações inverídicas que comprometam sua imagem pública.

Reiteramos nosso compromisso inabalável com a ética, a legalidade e a responsabilidade social.