INSCRIÇÃO

Oficina gratuita de roteiro audiovisual abre inscrições em Salvador

A intenção é difundir a técnica de escrita de um roteiro audiovisual para pessoas interessadas em contar uma história

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2024 às 15:32

A oficina de escrita de roteiros audiovisuais  “Dos filmes que ainda não fizemos – narrativas soteropolitanas”  tem inscrições abertas para interessados até o dia 25 de maio.

Qualquer pessoa acima de 16 anos pode se inscrever e não é exigida experiência prévia na escrita de roteiro. Os interessados devem apresentar uma história a ser contada. A oficina terá duas modalidades: presencial e online.

A intenção é difundir a técnica de escrita de um roteiro audiovisual para pessoas interessadas em contar uma história ou inventar uma, além de aprender a editorar um livro.

O coordenador pedagógico do projeto, Rober Correia, afirma que, “para além de ser uma receita para a produção de um filme, os roteiros vão além e tornam-se verdadeira literatura”.

Para a produtora executiva, Carolina Gomes, “há nesse projeto uma busca de atrair participantes para além da área central da cidade, buscando atingir em cheio o miolo do município de Salvador, por isso a oficina presencial será em Cajazeiras”. Por outro lado, vai acontecer logo depois da presencial a oficina online o que amplia a possibilidade de participação de mais gente.

“Há um número infinito de histórias engavetadas, roteiros a serem escritos, filmes a serem feitos. Mas, se produzir um filme demanda uma estrutura, por vezes, inviável, por que nos furtar da experiência de registrar, publicar ou ler um roteiro? O roteiro não precisa ser filmado para existir enquanto texto, enquanto literatura”, defende Rober.

Afinal, “produzir um filme depende de uma ideia na cabeça, uma câmera na mão e, inevitavelmente, algum dinheiro no bolso”, ponderou ele.

Este projeto foi contemplado pelo edital Gregórios - Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Oficina de roteiros

Escrita de roteiro (24h) e Editoração de livro (12h) em duas modalidades: presencial e online de acordo

Presencial: de 3 a 14 de junho de 2004 de segunda a sexta das 13h30min até 17h30min – Boca de Brasa de Cajazeiras

Online: 22 de junho a 21 de julho via google meet ou zoom

Inscrições até 25 de maio através. Link aqui