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Priscila Natividade
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 14:11
Faltam um pouco mais de 20 dias para o ano terminar. Dezembro traz com ele o Natal. E com o Natal, chega também o final de ano e toda a temporada de comemorações: é papelzinho que não acaba de tanto amigo secreto (amigo havaiana, amigo chocolate, amigo ladrão), confraternização do trabalho, 'confra' da galera, ceia com parente, resenha com vizinho, último churrasco do ano e por aí vai. >
Entre um brinde e outro, uma fofoca aqui e ali, com certeza, vai ter resenha para comentar o ano que vem inteiro depois daquele que saiu da festa junto com o pessoal da limpeza. Só não vai dar para se fazer de distraído e dizer que quem te viu mentiu. E está tudo bem. Pelo menos até chegar o dia da festa na firma. Mas o que pode dar errado quando eu sou convidado para uma festa na empresa?>
Bom, quem responde essa pergunta é a especialista em Inteligência Emocional e Comportamental, Carla Elage, autora do livro ‘Agora Você Pode’: “Na verdade, pode dar tudo certo, mas as pessoas esquecem que existe um comportamento corporativo que a gente tem que manter, independente de ser festa de final de ano, e a bebida é um ponto que é crucial nisso. As pessoas acabam passando do ponto, falam o que elas não devem. Contam coisas delas ou dos outros que não poderiam. A questão é que isso pode cair em uma rede social e quando ela é marcada em um post, isso pode ser muito negativo”. >
Carla Elage
especialista em Inteligência Emocional e ComportamentalNão é mais uma novidade que todas as empresas que vão fazer contratações buscam o LinkedIn, Instagram, TikTok e o Facebook de seus candidatos. “Hoje, as redes sociais são uma ferramenta de contratação. Quem são os amigos dessa pessoa, o que ela posta, como ela posta, se ela posta que bebe demais, se ela não tem limite para as coisas ou se ela é uma pessoa mais contida, mais concisa. Se ela posta características culturais dela, se gosta de ir ao cinema ou ao teatro, tudo isso conta e você é o responsável pelas suas redes sociais. Então, muito cuidado com aquilo que você mostra para os outros, mesmo nas postagens que duram 24 horas”, orienta. >
As empresas também não fazem festas de confraternização por um acaso ou só porque são divertidas, como acrescenta a especialista. “Sim, essas festas são uma delícia. Mas todo mundo fica de olho em todo mundo - você viu que fulano bebeu demais, está falando besteira ou não sei o quê. As empresas - felizmente ou infelizmente - acabam usando esses eventos para avaliar. Se, por exemplo, existe uma vaga e tem duas pessoas, quem vai pular para o próximo degrau é aquela que tem o comportamento que condiz mais com o cargo e com a empresa. Além disso, todas as pessoas que estão lá dentro são competidores, pessoas que podem te ajudar ou te prejudicar”. >
Pode postar tudo que acontece na festa da firma? Carla destaca ainda cinco alertas sobre posts em redes sociais que parecem inocentes, mas podem comprometer sua carreira. Confira.>
1.Hora do brinde>
O primeiro deles é postar fotos e vídeos em sequência mostrando o quanto você está bebendo demais, principalmente aquele em que você empilha latinhas ou coleciona long necks. Vale também configurar suas redes sociais para aprovar antes marcações e collabs. >
2. 'Hoje só amanhã'>
O segundo post é aquele em que você prova e comprova que ‘perdeu as estribeiras’ com a bebida. Não fala coisa com coisa, vomita, passa mal, é carregado pelos colegas de escritório, tomou todas e mais um pouco.>
3. Dress Code>
Todo mundo tem liberdade para vestir o que quiser e onde for, mas em festas do trabalho, evite looks que mostrem muito o corpo ou com decotes extravagantes. Vale o mesmo para homens com relação a camisas muito desabotoadas.>
4. 'Não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer agora'>
Festa animada, clima de fim de ano e você resolve fazer justamente na festa da firma aquilo que não fez o ano todo. Enfim, pense bem. E mais ainda se for postar algo ou se alguém por perto estiver com a câmera do celular bem atenta.>
5. E o quinto post, mas não menos importante>
Não vá falar mal da empresa ou das pessoas com quem você trabalha. No fim do ano, a gente acaba se libertando, que 2024 vai embora e está tudo certo. Mas as pessoas acabam seguindo e vendo o que você posta. Muitas vezes, esses posts podem te prejudicar, mesmo que ele saia do ar em 24 horas. >