550 policiais da reserva serão convocados pelo governo

Medida foi anunciada nesta quarta-feira (9)

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 9 de agosto de 2023 às 10:20

PM prendeu suspeito
Policial militar Crédito: Poliana Lima/ Ascom SSP

O governo do estado vai convocar 550 policiais da reserva e 150 bombeiros para atuar em serviços administrativos. O edital sobre a convocação deve ser publicado no Diário Oficial do estado nessa quinta-feira (9).

A medida foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante a entrega de viaturas para 12 Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da Polícia Militar.

"Vamos botar em lugares estratégicos, mas dentro do que regulamenta a lei, para auxiliar em informática, na área de música, e outras. Os que passarem no processo, vão fazer entrega de documentos e exames, e atualizar a formação para nova missão que vão assumir", afirmou.

O governador disse também que os policiais da ativa devem ser relocados para atuar em missões. "As pessoas que estão assumindo cargos de motoristas, administrados, vão nos ajudar em estratégia da ativa. Ocupam hoje lugares importantes em funções administrativas, e vão para as ruas", explicou.

Novas viaturas

As declarações foram feitas durante a entrega de 84 viaturas novas para reforçar a frota da Polícia Militar. São 27 veículos semiblindados modelo GM Trailblazer. Outras seis viaturas já estão em atuação na Rondesp Meio Oeste, totalizando 90 novos veículos entregues. O investimento foi de R$ 9 milhões.

Há também 57 caminhonetes modelo GM S10, que foram alugadas para serem usadas pela Corporação. A cerimônia foi realizada no Farol da Barra, com a presença de diversas autoridades públicas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os veículos vão garantir aos profissionais que atuam nas Rondesps Atlântico, Baía de Todos os Santos, Central, Região Metropolitana de Salvador, Norte, Sul, Leste, Oeste, Meio Oeste, Sudoeste, Chapada, Nordeste, Recôncavo e Extremo Sul mais agilidade no atendimento e maior segurança durante as ações ostensivas, aumentando o nível de operacionalidade e diminuindo o tempo/resposta.