Prefeitura anuncia obras em ruas da Pituba para melhorar mobilidade

Eixo será a Rua das Rosas, próximo ao fim de linha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2023 às 15:32

Rua das Rosas passará por requalificação
Rua das Rosas passará por requalificação Crédito: Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador vai fazer obras de requalificação na Rua das Rosas, na Pituba, para ampliar a mobilidade de pedestres e veículos no local. O projeto inclui alargamento de passeios e implantação de estacionamentos, além de ordenamento viário. O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço nesta terça-feira (29).

O projeto foi elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e vai incluir três trechos, contando ai vias transversais à Rua das Rosas. Ao todo, a extensão que passará pelas obras é de 780 metros. A previsão é de conclusão dos trabalhos em quatro meses.

As melhorias vão incluir realinhamento e novos meios-fios em granito, aumento da largura dos passeios, pavimentação adequada aos pedestres, criação de faixa de serviço em pedra portuguesa, rampas, piso tátil, iluminação em LED, adequação da rede de drenagem e instalação de lixeiras e balizadores.

O prefeito destacou que obras similares estão acontecendo em vários pontos de Salvador. “Esse projeto foi debatido junto à comunidade para sabermos dos anseios e desejos dela. O mesmo que está acontecendo aqui na Pituba acontece em toda a cidade. Antes de chegarmos nesse bairro para fazermos intervenções como essa, nós estamos na periferia, nas localidades mais distantes, onde há uma necessidade inclusive maior de obras e de ações de infraestrutura. Investimos quase 90% dos recursos da Prefeitura nas áreas mais carentes e pobres de Salvador”.

Etapas

As obras no primeiro trecho da requalificação começarão na interseção da Rua das Rosas com a Avenida Paulo VI, ruas das Acácias e Angélicas. Nesse trecho, serão implantadas 17 vagas de estacionamento - 15 para carro e 2 para motos -, além de baia de ônibus com abrigo.

O segundo trecho será apenas na Rua das Rosas, entre o Colégio Professor Nogueira Passos e a Sociedade Israelita da Bahia. Serão realizados serviços de pavimentação, faixa de pedestres elevada, alargamento de passeios existentes e plantio de árvores. Além disso, mais 16 vagas de estacionamento ficarão ao longo da via.

O trecho três terá implantação de duas faixas de tráfego na Rua das Rosas, nas imediações do Empresarial San Juan, para absorver o fluxo da Av. Paulo VI. Também prevê ordenamento de vagas de estacionamento, aumento da largura das calçadas, faixas de pedestres, rampas e plantio de árvores entre as ruas das Margaridas, das Esperas, Violetas e Camélias.

Além disso, a Prefeitura estuda fazer intervenções também na Rua Guillard Muniz, que é paralela à Rua das Rosas, e onde também existem bares e restaurantes movimentados. Outras ações de requalificação acontecerão, em breve, na Praça Alfred Nobel e na Rua Edith Mendes da Gama e Abreu.