CRIME AMBIENTAL

PRF resgata pássaros silvestres transportados de forma ilegal em Conquista

Duas aves foram encontradas em condições precárias e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2024 às 17:41

Aves apreendidas
Aves apreendidas Crédito: Divulgação/PRF

No sábado (6), na BR 116, em Vitória da Conquista, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de trânsito quando abordaram um ônibus interestadual procedente de São Paulo com destino à Paraíba e flagraram o transporte ilegal de aves silvestres.

Durante a inspeção, os agentes encontraram uma gaiola com dois pássaros da espécie Coleirinha, acondicionados em um saco plástico aos pés de um dos passageiros. O passageiro admitiu ter adquirido as aves com um conhecido e pretendia levá-las para a cidade de Carnaíba com intuito de criá-las.

Diante dessas informações, a PRF identificou um possível crime ambiental, configurado pela prática de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, o que é proibido por lei.

A equipe lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o autor se comprometeu a comparecer em juízo quando intimado, para responder pelo crime ambiental cometido.

As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Vitória da Conquista, onde receberão os cuidados necessários e, posteriormente, poderão ser reintroduzidas em seus habitats naturais.