Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Millena Marques
Publicado em 9 de novembro de 2024 às 13:06
Datado entre os anos de 1873 e 1875, um registro que é considerado a primeira grande obra fotográfica da Bahia será tema de um curso online e gratuito do Instituto Flávia Abubakir. A imagem em questão é do Elevador Lacerda em sua formação inicial, fotografada pelo suíco-brasileiro Guilherme Gaensly (1843-1928), que marcou a história visual do Brasil.
Ministrado pelo historiador e professor Daniel Rebouças, nos dias 12 e 14 de novembro, o curso tem o objetivo de aprofundar a análise sobre como as fotografias de Gaensly não só documentaram a Bahia do século 19, mas também ajudaram a consolidar representações simbólicas e políticas da jovem nação brasileira, contribuindo para um imaginário visual de poder e beleza.
"Primeiramente, queremos divulgar uma memória visual, no caso fotográfica, torná-la cada vez mais conhecida e ampliada, da nossa fotografia no século 19. Estou recuperando, talvez, o principal fotógrafo que a gente tem em termos de menção de obra e de diversidade de temas", disse o professor, que é pesquisador associado do Instituto Flávia Abubakir.
A atividade integra o projeto 'Capítulos do retratismo na Bahia', uma iniciativa que explora a linha de pesquisa 'A Bahia e o mundo das imagens (séculos 19 e 20)'. Com direito a certificado, o curso é voltado para historiadores, geógrafos, comunicadores, fotógrafos, professores, estudantes e pessoas interessadas em fotografias. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. A atividade tem vagas para 100 participantes.
"É começar a discutir a importância desse trabalho (de Gaensly) para gente entender nossa memória visual, como a gente se representa, como a gente foi representado, como as imagens podem ou não influenciar a visão que a gente tem sobre nós mesmos, enquanto lugar no Brasil ou enquanto identidade", complementou.
Guilherme Gaensly morou na Bahia por mais de duas décadas. Ele tem uma tradição famosa em retratos de pessoas, trabalho e fotografias do povo negro. No entanto, o foco do curso é sobre os álbuns comerciais produzidos pelo suíco-brasileiro na capital baiana. "Gaensly representa um dos grandes nomes de artistas e fotógrafos que nos deram um repertório de representação visual sobre a Bahia e também sobre o Brasil. A ideia do curso é mostrar que muito do que a gente conhece de imagem antiga da Bahia vem dele", explicou.
"No primeiro dia, vamos falar sobre formação de paisagens, como o nosso território era representado, e no segundo será analisado a relação que isso tem com a política e a formação do Brasil. O tema é o lugar da Bahia na formação do Brasil", continuou Daniel Rebouças. No curso, cerca de 20 imagens de Gaensly serão analisadas. O Abubakir, no entanto, possui mais de 200.
Daniel Rebouças Carvalho é historiador, escritor e consultor. Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele é autor de seis livros de História e de Iconografia da Bahia, com destaque para as obras "História do Petróleo na Bahia" (2010, em coautoria com Cid Teixeira e Fernando Oberlaender"); Salvaldor: uma Iconografia através dos séculos (2015, em co-autoria com Fernanda Terra e Francisco Senna); "Indústria na Bahia: um olhar sobre sua História" (2017); "A Cidade Da Bahia e a Eletricidade "(Em coautoria com Fernando Oberlaender e Juliana Barreto, 2018).
Sobre o Instituto Flávia Abubakir
Fundado em 2021 por Flávia e Frank Abubakir, o Instituto Sociocultural Flávia Abubakir é uma entidade privada sem fins lucrativos que apoia projetos sociais e culturais em Salvador, como escola e centro de saúde comunitários. Além disso, o instituto preserva um vasto acervo histórico e artístico com itens dos séculos XVI ao XXI, promovendo a digitalização e acesso online para pesquisadores e o público, contribuindo para a valorização da memória cultural e histórica do Brasil.
Serviço
Poder e Encanto: A Fotografia de Guilherme Gaensly na Bahia (Século 19)
Data: 12 e 14 de novembro
Horário: 18h30 às 21h
Formato: Online e gratuito (com certificação)
Inscrições: www.institutoflaviaabubalir.org
Cronograma:
Aula 01
- Introdução: Guilherme Gaensly e o início da fotografia no Brasil (1839-1881)
- Primeiras visualidades fotográficas sobre a Bahia: Victor Frond (1858), Benjamin Mulock (1859) e Rafael Ordonez (1862)
Aula 02
- A Bahia de Gaensly? Um olhar sobre o álbum “Vue da Bahia” e a série “Grande Collection de Vue da Bahia”
*Com orientação da subeditora Carol Neves