EDUCAÇÃO

Professor da rede estadual conquista medalha de ouro em Olimpíada de Matemática

José Fábio de Araújo Lima ensina em Feira de Santana

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2024 às 14:19

Professor recebe homenagem em Salvador
Professor recebe homenagem em Salvador Crédito: Ascom/SEC

O processo de ensino e aprendizagem da matemática pode até ser complexo para a maioria das pessoas, mas para o professor José Fábio de Araújo Lima não é. Ele ensina no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, unidade escolar da rede estadual, em Feira de Santana, a fórmula para entender os algoritmos de forma acessível.

Como resultado do trabalho ,o professor foi condecorado com Medalha de Ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) e está sendo homenageado pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), na manhã desta quinta-feira (23), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.

Formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o professor José Fábio é um entusiasta das Olímpiadas de Matemática e acredita que a experiência de competir ajuda no desenvolvimento das habilidades críticas, assim como estimula o pensamento lógico.

Seja no seu canal no Youtube ou em sala de aula, sua metodologia de ensino, que alia interação e criatividade, contagia os estudantes. Em outubro, como parte do prêmio, ele seguirá para Xangai em um intercâmbio técnico, no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - TEC UNESCO, na Universidade Normal da China.

"O que eles premiaram, na verdade, é toda uma trajetória que teve início na rede pública de ensino de onde vim, como aluno secundarista e universitário", relembra o professor.