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Maysa Polcri
Publicado em 24 de novembro de 2025 às 05:30
Uma indicação enviada ao Governo do Estado quer garantir que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) seja gratuito para idosos na Bahia. A medida prevê a verificação de características do veículo e de renda do proprietário, que deve ter 60 anos ou mais. >
A indicação do deputado Tiago Correia (PSDB) foi enviada ao governo estadual na semana passada. Na proposta, o parlamentar afirma que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros torna necessário medidas de inclusão dos idosos.>
Idosos no volante
"A isenção do IPVA representaria um alívio financeiro relevante para idosos, especialmente para aqueles que dependem do veículo para deslocamento a serviços de saúde, atividades laborais complementares e atividades cotidianas essenciais", justifica o parlamentar. >
A medida não é um projeto de lei e foi enviada ao governo como indicação. Ou seja, o parlamentar está apresentando uma sugestão para que o Poder Executivo tome providências sobre determinado assunto. Apesar de não ter força de lei, as indicações servem para dar visibilidade a determinadas demandas da população. >
O deputado estadual diz ainda que estados como Alagoas e São Paulo implementaram a gratuidade quando preenchidos critérios como limite de potência do veículo, valor venal máximo e comprovação de renda. >
"A adoção de parâmetros similares pela Bahia assegura equilíbrio fiscal, evita renúncia de receita desproporcional e mantém a coerência com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que disciplina a renúncia de receitas e exige medidas compensatórias", acrescenta. A indicação foi aprovada pela Comissão Diretora e tem como relator o deputado Samuel Junior (Republicanos).>
O IPVA é uma taxa anual obrigatória no Brasil e o valor varia de acordo com o estado. O valor do imposto é calculado pela multiplicação do o valor do veículo na tabela Fipe pelo percentual da alíquota cobrada no estado. Na Bahia, a taxa é de 3% para automóveis movidos a óleo diesel e 2,5% para os automóveis movidos a outros tipos de combustíveis (álcool e gasolina). >
Em outubro deste ano, uma reportagem do CORREIO contou histórias de motoristas da terceira idade que não abrem mão da autonomia de dirigir. >
A lei brasileira não define uma idade máxima para dirigir, seja moto, carro ou caminhões. Somente na Bahia, existem cinco condutores acima de 91 anos habilitados para dirigir carretas e outros 28 com licença para guiar caminhões em todo território nacional, segundo o Registro Nacional de Condutores Habilitados. >