Provedores de pequeno porte são mais velozes que as operadoras nacionais na Bahia

Em 212 municípios baianos, provedores regionais ganharam de operadoras de grande porte no quesito velocidade

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 29 de abril de 2024 às 05:00

Os provedores de pequeno porte ofereceram a melhor internet da Bahia em 2023. Das 228 cidades mapeadas pelo levantamento dos sites Minha Conexão e MelhorPlano.net, 212 registraram melhor desempenho na categoria velocidade, responsável por avaliar o desempenho de banda larga da região segundo índices de velocidade de download, upload e latência. As operadoras nacionais tiveram a melhor performance de internet em apenas 16 municípios do estado.

É por essa qualidade de provedores de pequeno porte que a atendente Juliana Pereira, 29 anos, trocou o serviço de empresas de distribuição nacional para um provedor de bairro. “Já teve situações de ficar sem internet e ter que avisar as coordenadoras que eu ia ter que me atrasar. Às vezes, a internet ficava instável ou fico sem internet durante minutos ou horas”, relata. Esse problema é prejudicial à operação do serviço, uma vez que as demandas de Juliana vão para outra pessoa.

Juliana trocou de provedor há 2 anos e sente a diferença na rotina. Realmente eu tenho uma quantidade muito menor de problemas em relação à internet. Falta de vez em quando, mas os problemas são menores", diz.

De acordo com Alexandre Martins, gerente de produto dos sites, esse é o comportamento padrão do Brasil. Isso porque os provedores regionais conseguem um atendimento focado no cliente, com um grau maior de atenção. “Eles conseguem garantir um atendimento mais personalizado. Muitas vezes, esses provedores regionais trabalham com roteadores mais modernos. Como as instalações são pequenas, eles conseguem atingir esse nível de qualidade”, explica.

Os provedores regionais não dominam apenas o quesito velocidade, mas também o nível de satisfação avaliado pelos consumidores. Das 26 cidades que apresentaram provedores vitoriosos na categoria de Melhor Satisfação na Bahia, 23 tiveram operadoras de pequeno porte campeãs. O resultado confirma a dominância de provedores regionais sobre operadoras nacionais desde 2019.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo