Quase 600 alunos da rede municipal de Salvador são contemplados com atividades esportivas gratuitas

Atividades esportivas acontecem semanalmente de forma gratuita por meio do programa Salvador Social Clube

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2024 às 18:15

Atualmente, além do Yacht Clube da Bahia, outros oito clubes participam da parceria com o programa Crédito: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Chega a quase 600 o número de alunos da rede municipal de ensino que estão participando de atividades esportivas semanais gratuitas por meio do programa Salvador Social Clube. A iniciativa, uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e clubes sociais da cidade, oferece diversas modalidades esportivas em troca da isenção de impostos municipais.

As aulas ocorrem duas vezes por semana e incluem esportes como stand up paddle, futebol, futvôlei, natação, karatê, tênis, ginástica rítmica, basquete, entre outros. O programa é coordenado pelas secretarias de Educação (Smed), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Fazenda (Sefaz).

O jovem Gabriel Nery Costa, de 16 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, revela que a cada treino tem se surpreendido com as atividades desenvolvidas. Ele pratica canoagem e vela, e recebe, além do transporte, uniforme, lanche e protetor solar. “Gosto muito das atividades que pratico aqui. São esportes maravilhosos. Eu confesso que não tinha ideia de como seria antes de vir para cá, mas logo no primeiro dia foi espetacular, gostei muito”, conta.

“Penso em seguir carreira nessa área. Acompanho muitos profissionais que atuam nela, como o próprio professor José Augusto. Indico aos colegas que participem do projeto, pois são esportes que desenvolvem bastante o corpo dos seus praticantes. Não conhecia o Yacht Club, e esse projeto foi importante para que eu pudesse conhecê-lo, além de outras pessoas também”, completa.

Atualmente, além do Yacht Clube da Bahia, outros oito clubes participam da parceria com o programa: Centro Cultural e Recreativo Hispano Galego (Centro Espanhol), Clube Baiano de Tênis, Associação Atlética da Bahia, Clube dos Empregados da Petrobras, Costa Verde Tênis Clube, Clube Recreativo Campomar, Associação dos Empregados da Paranapanema e Esporte Clube Vitória.

Entre as escolas que têm alunos matriculados no programa estão a Teodoro Sampaio, Osvaldo Cruz, São Domingos Sávio, Hercília Moreira, Casa da Amizade, Santa Terezinha do Chame Chame, Senhora Santana e Senador Antônio Carlos Magalhães, entre outras unidades municipais.