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Da Redação
Publicado em 6 de março de 2024 às 21:37
Em 2023, 33.686 reclamações de consumidores baianos foram registradas no Sistema Nacional de Atendimentos ao Consumidor (ProConsumidor). O número é 123% maior que o de denúncias feitas em 2022, quando 15.039 clientes demonstraram na plataforma sua insatisfação com serviços. >
Antes do ProConsumidor, o levantamento era feito pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que, em 2023, até a mudança, registrou 39 ocorrências. Em 2022, já com os dois sistemas, foram registradas 16.534 reclamações e, em 2021, 35.157. Serviços básicos, água e eletricidade lideram em reclamações nas duas plataformas. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é a empresa campeã de reclamações de baianos no Sindec.>
A redução de queixas no Sindec aconteceu porque está sendo feita uma transição de sistemas. Ao longo de 2023, o ProConsumidor foi implantado em mais de 768 órgãos de defesa do consumidor, entre Procons (estaduais e municipais) e Defensorias Públicas.>
Já na plataforma mais nova, a Embasa figura em segundo lugar entre as campeãs de reclamações, atrás da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A empresa de energia ficou em segundo lugar entre as companhias com mais queixas no Sindec.>
Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em homenagem ao Dia Mundial do Direito do Consumidor. >
O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, ressalta a importância da divulgação dos Boletins. “A publicação destes dados é importante porque promove maior transparência nas relações entre consumidores e fornecedores, ampliando o controle social sobre a qualidade dessas informações”, afirma.>
Entre os assuntos mais demandados, os assuntos monetários são os vilões em ambos os sistemas. No ranking do ProConsumidor, lideram os cartões de crédito, débito e de lojas, com 5.462 reclamações, o que equivale a 16,2% das ocorrências. Já no Sindec, as financeiras estão em primeiro lugar. >
Seguindo a tendência das empresas campeãs de ocorrências, energia elétrica e água e esgoto alternam entre o segundo e o terceiro lugar nas duas listas. No ProConsumidor, a energia elétrica teve 3.521 reclamações, ou seja, 10,5%, e é a segunda questão mais cobrada. Logo atrás, água e esgoto acumulam 2.747 reclamações, 8,2% do total.>
No Sindec, por sua vez, as posições se invertem, mas os serviços básicos continuam entre as maiores dores de cabeça. Com cinco reclamações, água e esgoto têm 12,8% do total de registros na plataforma. Energia elétrica, com três, ocupa o terceiro lugar, com 7,7% das ocorrências. >
Empatados com o anterior, estão os consórcios e os eletrodomésticos linha branca, cada um com três reclamações dos baianos. >
Crédito consignado, cartão de crédito consignado e Reserva de Margem Consignável (RMC) – para beneficiários do INSS – ocupam o quarto lugar no ranking do ProConsumidor, com 5,3% dos registros. >
Os aparelhos celulares fecham os cinco tópicos com mais reclamações dos consumidores na nova plataforma. Em 2023, 1.144 clientes, 3,4%, se queixaram dos produtos. No Sindec, os celulares tiveram duas reclamações, obtendo 5,1% do número total.>
1º - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A - Embasa: 5 >
2º - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba: 3>
3º - Caixa Econômica Federal: 2>
4º - Banco Santander (Brasil) S.A: 1>
5º - Tokio Marine Seguradora S.A: 1>
6º - Lojas Americanas S.A: 1>
7º - Pedro Matos de Jesus ME: 1>
8º - Claro S.A: 1>
9º - Bradesco Administradora De Consórcios Ltda.: 1>
10º - Magazine Luiza S.A: 1>
1º - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba): 3.552 >
2º - Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa): 2.740>
3º - Banco Bradesco S.A:1.114>
4º - Claro S.A:1.105>
5º - Via Varejo S.A: 793>
6º - Banco Bmg S.A: 703>
7º - Telefônica Brasil S.A: 680>
8º - Oi S.A - Em Recuperação Judicial: 641>
9º - Tim S.A: 628>
10º - Magazine Luiza S.A: 566>